População recebe estímulo ao consumo de orgânicos

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizam de amanhã a 16 de setembro, a 1ª Semana do Consumo Orgânico. A iniciativa visa difundir e estimular o consumo deste tipo de alimento em Alagoas, e ainda, proporcionar o desenvolvimento da agricultura familiar, contribuindo para a geração de postos de trabalho no campo

Na programação da Semana de Consumo Orgânicos estão previstas ações de sensibilização em escolas, panfletagens com orientações sobre consumo e receitas elaboradas por uma nutricionista, além de uma mini-feira de produtos orgânicos, que será realizada no dia 11 de setembro, na praia de Pajuçara.

Orgânicos em Alagoas

O alimento orgânico é resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais, mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos. São alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos ou qualquer outra substância capaz de deixar resíduos químicos.

Com atributos recomendáveis para consumo, os produtos orgânicos entraram no mercado local em 2002, e desde então, estão presentes nas prateleiras dos supermercados, feiras livres e nas cozinhas dos alagoanos.

O ponto de partida para o desenvolvimento da produção de orgânicos no Estado veio com o projeto Vida Rural Sustentável, desenvolvido pelo Sebrae e Movimento Minha Terra (MMT) no município de Maragogi, Litoral Sul do Estado; com o objetivo estimular o desenvolvimento da atividade em assentamentos da região.

A atividade ganhou novos adeptos e hoje o Estado já conta com cerca de 250 agricultores, no Agreste e Zona da Mata, dedicados a produção de alimentos livres do uso de agrotóxicos. São hortaliças, frutas, verduras e laticínios, que além de qualidade, representam a adoção de hábitos saudáveis.

Para a Fátima Santos, coordenadora do Programa Vida Rural Sustentável do Sebrae em Alagoas, além da preocupação ambiental e com a alimentação saudável, a agricultura orgânica vem sendo importante fonte de geração de ocupação e renda para as comunidades do interior de Alagoas.

Atualmente existem três pontos de vendas exclusivos para alimentos orgânicos. Em Maceió, na praça Marcílio Dias, e nos municípios de Arapiraca e Maragogi.

Fonte: Sebrae/Al

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos