Exames de raios X e mamografia gratuitos podem ser feitos no PAM Salgadinho

A população de Maceió e do interior do Estado já está sendo beneficiada, desde hoje, com o funcionamento de um mamógrafo e de um aparelho de raio-X no PAM Salgadinho. As máquinas, que estavam paradas há alguns anos, passaram por testes e já podem realizar exames radiológicos das extremidades do corpo e de mamografia.

O mamógrafo, doado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), por meio do seu Programa de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e de Mama fará 15 exames diários, que devem ser previamente agendados pelas pacientes. Esse número aumentará gradativamente até atingir 50 exames, dentro do prazo máximo de 90 dias.

Essa ação faz parte do Programa de Atenção à Saúde da Mulher daquela unidade, que realiza consultas, biópsias e mamografias em mulheres a partir dos 35 anos de idade. Já o aparelho de raio-X detecta fraturas, tumores ou condições degenerativas em extremidades do corpo, como mãos, pés, braços, pernas, joelhos e crânio.

A médica Alice Ataíde, responsável pela Direção Médica do PAM Salgadinho, estima que, inicialmente, 40 radiografias sejam realizadas por dia, aumentando até atingir a marca de 80. A diretora afirmou, ainda, que está previsto para o mês de novembro o início das atividades de outro aparelho de raio-X, que executará exames mais complexos, como a radiografia de tórax.

Na semana passada, a Unidade começou a oferecer exames de eletro-encefalograma para adultos. Todos esses avanços foram viabilizados por recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde e resultaram da proposta de aumentar a cobertura das ações do PAM.

Leia Também

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos