Vacinação de animais ultrapassa meta

O trabalho de prevenção continua com força total, e o CCZ, Centro de Controle das Zoonoses da Capital desenvolve um trabalho ímpar. Sábado foi a abertura da Campanha da Vacinação Anti-rábica no Posto Rolland Simon no bairro do Vergel, que recebeu as presenças do Prefeito de Maceió, Cícero Almeida, do Secretário Municipal de Saúde, João Macário, e demais autoridades.

Num total de 190 postos, 690 vacinadores, 36 supervisores e 7 coordenadores, divididos em cada distrito da cidade, o trabalho de vacinação dos cães e gatos de Maceió ocorreu de forma satisfatória segundo Tânia Cabral, coordenadora geral do CCZ. Dentre os postos que recebiam os animais em vacinação, quatro deles eram de atitude volante, ou seja, realizaram o trabalho em grotas e outros locais da periferia de difícil acesso.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 80% de cobertura do número de animais existente no município. Em Maceió, esse número representa 90.346 cães e 45.173 gatos. Desse total, já foram vacinados 88% não incluindo as zonas rurais da cidade, onde a vacinação iniciou segunda-feira. "Na sexta-feira, quando a campanha de vacinação chegar ao fim, essa porcentagem aumentará, mostrando que todo trabalho do Centro de Controle das Zoonoses foi válido" analisou Tânia Cabral. Ela falou que o trabalho de prevenção é o melhor remédio para uma virose tão perigosa e incurável, e ainda ressaltou que as comunidades em geral estão mais conscientes. "Estamos muito felizes com os resultados e esperamos trabalhar de forma conjunta com a própria população", completou Tânia.

Os últimos bairros que irão receber as equipes de vacinação de casa em casa serão Fernão Velho e Rio Novo. Os técnicos imunizarão os animais até o próximo dia 30 de setembro.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos