"Os documentos faltam ser apresentados" ou "Falta apresentar os documentos"?

“Segundo o diretor de Fiscalização da SMCCU, Claudemir Araújo, entre os documentos que faltam ser apresentados pelos organizadores do Maceió Fest InDoor estão a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), expedida pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), indicando o engenheiro responsável pela estrutura.”

O fragmento acima reproduzido foi extraído de notícia publicada na “Gazeta de Alagoas” relativa à ameaça de embargo do Maceió Fest pela prefeitura. Do ponto de vista gramatical, o que suscita o comentário de hoje é a construção “documentos que faltam ser apresentados”. Afinal, que é que falta? Não são os documentos que faltam. O que falta é a sua apresentação: “falta que sejam apresentados”, “falta apresentá-los”. O verbo “faltar” deve ter como sujeito a oração “documentos serem apresentados”, pois é isso o que, efetivamente, falta.
Há outras possibilidades de redação que tornam mais simples e imediata a compreensão do conteúdo, de resto objetivo do texto jornalístico, cuja missão é informar com precisão e clareza.
Na sugestão proposta abaixo, a construção foi substituída por outra. Foi corrigido também o outro erro de concordância verbal: “entre os documentos está a ART” ( e não "estão"). A ART é que está entre os documentos, portanto é com ela que o verbo concorda.
Do modo como foi construído o texto acima, fica desnecessário o uso das siglas. A sigla, quando usada, requer entre parênteses a explicação de seu significado (pelo menos na primeira menção), mas o nome completo de um órgão ou de um documento prescinde de explicações.
A ART é o documento que indica o engenheiro responsável pela estrutura. Nesse caso, não há por que empregar o gerúndio (“ART indicando o engenheiro…”) – afinal, não se pretende exprimir uma ação contínua.
Veja, abaixo, a reformulação do texto:

“Segundo o diretor de Fiscalização da SMCCU, Claudemir Araújo, entre os documentos que os organizadores do Maceió Fest InDoor ainda devem apresentar está a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que, expedida pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), indica o engenheiro responsável pela estrutura.”

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos