Petrobras assina último contrato para construção da plataforma P-53

A Petrobras assinou hoje (12) o último contrato para construção da plataforma P-53, que terá capacidade de produzir 180 mil barris de óleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás por dia. A unidade deverá entrar em operação entre o final de 2007 e o início de 2008, devendo atingir o pico de produção no primeiro semestre daquele ano. Para os módulos de geração e compressão, as empresas terão de usar 75% de conteúdo local, ou seja, os equipamentos devem ser fabricados no país.

Segundo o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, a construção da plataforma é mais um passo para que o país aumente a produção e alcance a auto-suficiência. A Petrobras espera atingir a meta já em 2006, quando o Brasil terá atendida sua necessidade diária de cerca de dois milhões de barris de petróleo.

"Vamos ter, no Brasil, capacidade suficiente para atender às necessidades do refino brasileiro. Isso significa que a situação da economia brasileira ficará mais independente das flutuações do mercado internacional, tanto em termos físicos de fornecimento (de petróleo) quanto em termos de preços. Portanto, podemos ter uma certa separação do preço brasileiro para o preço internacional", ressaltou Gabrielli.

Ele disse que os planos da empresa são de continuar crescendo, mesmo depois de atingir a meta da auto-suficiência. A intenção é, em 2010, produzir 2,3 milhões de barris de petróleo por dia.

Na construção da P-53, que deve durar 29 meses, serão gerados quatro mil empregos nos estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, onde estão sendo construídos a planta de processo (onde ocorre a produção) e os módulos de geração de energia. O casco da plataforma será importado da Cingapura.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos