Polícia Militar de Alagoas comemora 174 anos

Luis VilarPM comemora aniversário

PM comemora aniversário

A instituição da Polícia Militar de Alagoas chega ao seu 174° ano de vida. Fundada em 1832, a PM alagoana possui uma trajetória de sucessos, polêmicas e muitas vezes acusações sofridas, como por exemplo, os envolvidos com a gangue fardada, que sujou o nome de toda a corporação.

No entanto, distante das polêmicas, a PM programou uma série de atividades neste mês e no próximo para comemorar mais um aniversário. Segundo o atual comandante geral, Edmilson Cavalcante, são 174 anos de serviços prestados, com muitos prêmios ganhos, entre eles o de ser reconhecida como uma policia cidadã, apesar de alguns casos isolados de PMs que desonram a farda.

Na administração atual, a PM desenvolveu programas na tentativa de se reaproximar da sociedade civil. Entre eles, o programa de combate às drogas do Batalhão Escolar, elogiado pela Secretaria Executiva de Educação e que tem firmado parceria com pais e alunos das redes estadual e municipal de ensino. Conforme Cavalcante, “esta é uma forma de criar agentes multiplicadores e agir de forma preventiva”.

A corporação hoje comemora a volta por cima. Praticamente toda a PM foi reequipada. Claro que – como já colocou Cavalcante – há a luta por melhorias salariais. No entanto, o mesmo comandante explica que o Governo Lessa tem investido em humanização, treinamentos e equipamentos, com entrega de armas, coletes e viaturas.

A Festa

De acordo com o cronograma, a abertura oficial das comemorações será no dia 29 de janeiro (domingo), e se estenderá até o dia 03 de fevereiro, data em que acontecerá a solenidade de promoção de oficiais e praças, outorga de medalhas por tempo de serviço e mérito policial militar, além de uma homenagem a Comandantes Gerais de outras Corporações.

Uma das novidades do evento será uma homenagem aos profissionais da imprensa alagoana pela cobertura, divulgação e edição de fatos ligados à segurança do Estado. Assim como no ano passado, a doação de sangue por militares no dia 30 de janeiro visará o abastecimento do banco de coleta do HEMOAL para o período carnavalesco. Uma unidade móvel estará em frente ao Quartel da PM durante todo o dia e a cessão de sangue também se estenderá para a população.

Farão parte da programação ainda, o passeio ciclístico, com saída do pátio externo do Quartel do Comando Geral da PM e chegada na praia de Ponta Verde no Programa Vem Ver a Banda Tocar, apresentação do bloco Vulcão, concerto da Banda de Música no Papódromo (Vergel do Lago), torneio de futebol, exposição dos batalhões (Academia de Polícia Militar, BOPE, Rádio Patrulha, Batalhões Escolar, Ambiental e de Trânsito) e balcão de informações (sugestões e denúncias), estes dois últimos até o dia 04 de fevereiro no shopping Iguatemi.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos