Venda de celular cresce 16,7% e supera 800 milhões de unidades em 2005

As fortes vendas no último trimestre de 2005 fizeram com que os telefones celulares fechassem o ano com mais de 800 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo.

No último trimestre do ano, foram vendidos 245,2 milhões de unidades, um percentual 19,3% maior que o mesmo período do ano passado, de acordo com o instituto de pesquisas IDC.

Com isso, no ano, as vendas de celulares totalizaram 825,5 milhões de unidades, um aumento de 16,7% sobre os 707,3 milhões de 2004.

Uma combinação de esforços de marketing, uma grande variedade de lançamentos, planos atraentes, entre outras coisas, impulsionaram as vendas no trimestre.

"Historicamente, o quarto trimestre tem as maiores vendas de telefones celulares do ano graças às promoções feitas para limpar o caminho durante as férias", disse Ryan Reith, analista de pesquisas do IDC.

"Embora este ano o quarto trimestre tenha produzido um ganho significativo sobre o mesmo período do ano passado, o fato é que este é o segundo trimestre consecutivo com vendas acima de 200 milhões que sugerem que o mercado vai continuar a experimentar um crescimento sólido em 2006."

Enquanto a maior parte das vendas são tradicionalmente impulsionadas por modelos de pequenos e médio portes, o quarto trimestre viu, segundo analistas, a introdução de telefones mais sofisticados com diversos acessos a redes de comunicação e regiões.

Segundo Javier Hernandez-Marquez, do IDC, dentro da América Latina, as vendas somaram 105,3 milhões de unidades, um aumento de 33,7% sobre 2004. Segundo o IDC, grande parte do sucesso se deve a novos modelos com planos pré-pagos com câmeras acopladas, entre outras coisas.

A Nokia liderou as vendas mundiais em 2005, com 264,9 milhões de unidades comercializadas. A Motorola ficou em segundo lugar com 145,9 milhões vendidas, seguida da Samsung, que registrou a venda de 102,9 milhões.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos