Tribo de Palmeira dos Índios ocupa a sede da Funai

Alagoas24horasÍndios pedem liberação de terras emergenciais

Índios pedem liberação de terras emergenciais

Cerca de 80 integrantes da tribo Xucuru-Cariri, de Palmeira dos Índios, ocupam a sede da Fundação Nacional do Índio, no Centro de Maceió. O protesto é por tempo indeterminado e, nesta quinta-feira, outros índios devem aumentar o grupo.

A ocupação é realizada desde a noite de terça-feira, quando caciques das aldeias Coité, Fazenda do Canto, Mata Cafuna de Baixo e Serra do Amaro decidiram reivindicar uma resposta da Funai em relação à liberação de terras emergenciais.

“São mais de três mil índios Xucurus em Palmeira e no ano passado a Funai fez uma avaliação sobre as terras emergenciais, mas ainda não temos as terras”, diz o cacique Selmo, da aldeia Coité.

De acordo com os índios, a ocupação é pacífica, mas outros integrantes da tribo devem se juntar ao grupo amanhã, quando é esperada a resposta de Brasília.

“Hoje foi enviado um documento a Brasília. Sabemos que o problema não é aqui, mas a ocupação é uma forma de pressionar as autoridades para que as terras sejam liberadas para o nosso povo”, explicou Selmo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos