Lessa homenageia mulheres na pré-estréia de Mulheres do Brasil

Alagoas24horasPresidente da Associação dos Artesãos do Pontal elogia a participação de Alagoas no filme

Presidente da Associação dos Artesãos do Pontal elogia a participação de Alagoas no filme

Dez personalidades que exerceram ações importantes para melhorar a condição da mulher alagoana foram agraciadas, nesta noite, com a Comenda Nise da Silveira. A solenidade ocorreu no Pontal da Barra, onde foram filmadas algumas cenas do filme Mulheres do Brasil, que teve sua pré-estréia em Maceió.

A comenda foi entregue à assistente social Abgail Alves; à jornalista Bleine de Oliveira; à economista Cristina Maria Buarque; à assistente social e secretária Gestora do Fundo de Microcrédito de Alagoas (Funcred), Genilda Leão; à advogada e coordenadora de Políticas da Secretaria Coordenadora de Justiça e Defesa Social, Magali Pimentel; à jornalista e diretora do filme Mulheres do Brasil, Maria Lúcia de Martino (Malu de Martino); à Maria Aparecida Batista, historiadora e professora da Universidade Federal de Alagoas; à assistente social e secretária executiva de Economia Solidária, Trabalho e Renda, Nadia Rodrigues; à arquiteta Zélia de Melo Maia Nobre; e à cantora Wilma Miranda.

No fim, a secretária coordenadora da Célula de Articulação, Fátima Borges, recebeu também a comenda, que não pôde receber no ano passado, quando foi indicada.

Nos discursos, as homenageadas lembraram a criação da Secretaria Especializada da Mulher, um marco para as conquistas femininas, já que é a primeira do país. "É um espaço real de poder para as mulheres", disse Cristina Buarque.

Um dos discursos mais inusitados foi o da cantora Wilma Araújo, que cantou para o governador. “Não herdei o dom da oratória, mas vou cantar para expressar o que quero dizer”, disse antes dos trechos de “Se todos fossem iguais a você”, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

A secretária da Mulher, Vanda Menezes, também participou da entrega das comendas e disse que a Comenda Nise da Silveira é destinada a mulheres que fazem o desenvolvimento do Estado, instituindo políticas públicas. “Fiquei muito contente de ver que, na caminhada desta tarde participaram cerca de três mil pessoas. Finalizo com o tema da secretaria, aos homens seus direitos e nada mais; às mulheres, seus direitos e nada menos”, brincou.

Depois da secretária, Ronaldo Lessa falou sobre a importância da mulher no seu governo, que tem a participação de 20 mulheres em áreas estratégicas, como secretarias, e confirmou sua participação nas próximas eleições. “Principalmente agora que o Tribunal Superior Eleitoral deu vitória ao governador do Pará. Isso praticamente anulou o processo que fizeram contra a gente”, afirmou.

Para Lessa, o processo político será arquivado e foi motivado pela acusação que ele fez ao judiciário alagoano. “Eles dizem que cometi dois crimes, mas queria eu dar mais aumento aos funcionários se tivesse mais dinheiro”, colocou.

O evento foi prestigiado por centenas de moradores do bairro, além de secretários, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Assírio, e da equipe de produção do filme, incluindo os atores Paulo Poeta, Sílvio Sarmento, Monique Dantas, Luana Carvalho e Dira Paes.

Mulheres do Brasil

O filme foi rodado em 2004 e teve hoje a pré-estréia simultânea nos cinco Estados onde foram realizadas as filmagens, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Alagoas. “É uma nova etapa para as artesãs do Pontal da Barra. Com a divulgação desse filme no Brasil, novas portas vão se abrir para gerar empregos no mercado de trabalho”, disse a presidente da Associação das Artesãs do Pontal, Maria Lígia Lins.

Mulheres do Brasil conta a história de cinco mulheres comuns, vindas das cidades de Bom Jesus da Lapa, da Bahia; do Pontal da Barra, de Alagoas; do Rio de Janeiro; de Curtiba, Paraná; e de São Paulo.

Em Maceió, a personagem Ana, da atriz Luana Carvalho, representa uma estudante universitária em tempo de descoberta. Uma jovem que, ao conhecer um casal formado por uma rendeira e um pescador, na praia do Pontal da Barra, revê seus valores de vida e busca um mundo novo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos