Defesa Social entrega casa de custódia em abril

A Secretaria Coordenadora de Justiça e Defesa Social vai entregar dentro de 30 dias, contados a partir desta segunda-feira, a primeira casa de custódia de Alagoas. A unidade será construída no prédio da antiga SSP, que fica no mesmo espaço onde hoje funciona o Detran, e terá capacidade para abrigar 150 presos.

O secretário coordenador de Justiça e Defesa Social, coronel Ronaldo dos Santos, explicou ao governador Ronaldo Lessa a necessidade da construção de um espaço para abrigar parte dos presos que está à disposição da justiça nas delegacias da capital e do interior, haja vista a superlotação em alguns distritos policiais e em delegacias especializadas, e conseguiu o apoio do governo do Estado para começar as obras.

“O governador entendeu o momento e reconheceu que temos a obrigação de respeitar o direito à dignidade humana, oferecendo um local com melhor infra-estrutura para os presos”, explicou Ronaldo dos Santos.

Os recursos serão disponibilizados pelo governo do Estado e o Serveal – Serviços de Engenharia de Alagoas, órgão pertinente à Secretaria de Infra Estrutura, está realizando levantamento de quanto será preciso investir para adaptar as dependências da antiga SSP. O secretário coordenador informou que não será necessário quebrar as paredes do prédio porque foram construídas com material de boa qualidade. “Vamos precisar colocar as grades, construir banheiros, fazer os alojamentos dos policiais, dentre outras coisas”, disse o coronel Ronaldo dos Santos.

Compromisso – A Secretaria Coordenadora de Justiça e Defesa Social pediu urgência na construção da casa de custódia para poder cumprir a resolução do juiz Marcelo Tadeu, que proibiu a transferência de presos da justiça para o sistema prisional, quando este já estiver com 20% a mais da sua capacidade preenchida.

“A secretaria trabalha no sentindo de cumprir as exigências do juiz Marcelo Tadeu. Pedimos a todos só mais um pouco de calma porque o problema está sendo resolvido da forma correta. É preciso que a sociedade entenda que não podemos modificar uma realidade de mais de 15 anos em 24 horas. Estamos discutindo diariamente quais medidas serão necessárias para oferecer mais dignidade aos presos”, garantiu Ronaldo dos Santos.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos