Canal Multshow exibe especial Renato Russo

Renato Russo durante show da Legião Urbana, em Brasília, em 1987
Renato Russo durante show da Legião Urbana, em Brasília, em 1987

O cantor e compositor Renato Russo, morto em 1996, vítima de complicações de saúde decorrentes da Aids, completaria hoje, 46 anos de idade.

Com a banda Legião Urbana, surgida em 1983 e que tinha ainda o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá na formação, Renato Russo se transformou em um dos principais ícones do rock brasileiro dos últimos 20 anos.

Com músicas hoje consideradas clássicos do repertório pop nacional, como "Será", "Geração Coca-Cola", "Eduardo e Mônica" e "Faroeste Cabloco", entre outras, cujas letras podiam trazer críticas à sociedade brasileira ou histórias centradas em relacionamentos, o grupo conquistou uma multidão de fãs ardorosos.

Com o grupo Renato gravou oito álbuns. Em 1994, o cantor lançou seu primeiro disco solo, "The Stonewall Celebration Concert", que seria seguido por mais dois títulos: "Equilíbrio Distante" (1995) e "O Último Solo" (1997).

Mesmo quase 10 anos após sua morte, Renato Russo mantém-se como um ídolo entre jovens de todo o país. Os admiradores de sua obra podem ser encontrados na geração que acompanhou o surgimento da Legião Urbana, ainda no começo da década de 80, e também nos adolescentes de hoje, que não acompanharam a fase de maior sucesso do grupo.

Às 22h45, o Canal Multshow exibirá um especial em homenagem ao astro do rock.

Biografia

Um dos grupos de rock mais importantes para o movimento BRock, o Legião Urbana surgiu em Brasília em 1983, numa época fértil do cenário roqueiro da capital federal. A origem do grupo vem da banda punk Aborto Elétrico, integrada por Renato Russo no final dos anos 70.

A Russo, vocalista e baixista, juntaram-se o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá, que integraram o clássico trio. O baixista Negrete participou de alguns discos históricos, como "Que País É Esse?", e de muitos shows. Nos anos 80 passam a fazer sucesso fora de Brasília, tocando principalmente no Circo Voador (Rio de Janeiro) e emplacam de cara algumas de suas mais famosas, como "Que País É Esse?", "Geração Coca-Cola", e "Ainda É Cedo".

O primeiro compacto foi lançado em 1985, com "Será", e obteve ampla aceitação do público jovem em todo o Brasil. A partir daí o Legião Urbana se tornou uma febre, angariando milhares de fãs nas décadas de 80 e 90 e sendo considerada a maior banda de rock do país. No total foram oito discos lançados até a morte do vocalista Renato Russo, em 1996, vítima de Aids.

Russo gravou também dois discos como cantor, um com músicas italianas e outro lançado postumamente. Sua morte reativou uma espécie de mitologia sobre seu nome, tornando-o um ídolo entre adolescentes que sequer acompanharam a fase mais popular do Legião Urbana. Alguns dos maiores sucessos do Legião Urbana foram "Quase sem Querer", "Eduardo e Mônica", "Faroeste Caboclo", "Pais e Filhos", "Meninos e Meninas" e "Angra dos Reis".

Fonte: Uol

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos