Terra de Zumbi ganhará quiosque para fortalecer cultura afro

Acarajé será um dos alimentos principais do empreendimento
Acarajé será um dos alimentos principais do empreendimento

Os descendentes de Zumbi, moradores e visitantes do município de União dos Palmares receberão, na próxima semana, o empreendimento Sabor dos Palmares. O quiosque comercializará produtos da culinária afro-brasileira e será inaugurado durante as atividades do Governo do Interior.

A iniciativa é do Fundo de Microcrédito (Funcred), em parceria com a Organização Não-Governamental Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb), a Secretaria Especializada de Defesa das Minorias e a Prefeitura de União dos Palmares.

A inauguração está marcada para a próxima terça-feira, às 15h, no Centro de União dos Palmares, onde funcionará o quiosque. A solenidade integra a programação da 42ª edição do projeto Governo do Interior e contará com a presença da atriz e conselheira da Fundação Palmares, Chica Xavier.

De acordo com a secretária gestora do Funcred, Genilda Leão, o empreendimento Sabor de Palmares visa iniciar um processo de melhoria da renda da população da Serra da Barriga, por meio de condições reais de comercialização de produtos da gastronomia afro-brasileira.

Na parceria para realização do projeto, o Guesb ficou responsável pela execução do projeto, enquanto a Prefeitura de União dos Palmares cedeu o terreno e o Governo do Estado, por meio do Funcred financiou o projeto, desde a construção do quiosque, equipamentos e maquinários bem como a matéria-prima para produção do acarajé.

Cultura

O quiosque foi construído à base de bambu e cobertura de sapê, garantindo características próprias da cultura afro, o que por si só representa um atrativo que possibilitará a valorização da cultura quilombola, como também a visitação de turistas além dos próprios palmarinos.

A idéia é que o ponto seja também um local de divulgação da cultura negra no que se refere a valores, costumes, alimentação, música, dança e outras expressões culturais.

A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão no mercado de trabalho, de quatro mulheres moradoras da Serra da Barriga, que participaram do I Curso de Culinária Afro-Brasileira, realizado no ano passado pelo Guesb, com recursos do Funcred.

Na avaliação da secretária, apesar de União dos Palmares ser a terra de Zumbi e sede da maior resistência negra no mundo, onde os negros rebelados construíram a República Independente do Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga, ainda é perceptível a ausência de empreendimentos voltados à valorização e resgate da história e da cultura do povo negro.

Com informações da assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos