Defesa Civil alerta Alagoas sobre chuvas de longa duração

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alertas para os Estados de Alagoas, da Bahia, de Pernambuco e de Sergipe a fim de prevenir sobre a possível ocorrência de chuvas de longa duração.

De acordo com dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), entre hoje e segunda-feira, as chuvas deverão ocorrer em todas as áreas de Alagoas – especialmente no leste e no litoral alagoano; no litoral norte da Bahia – inclusive na região metropolitana de Salvador; no leste de Pernambuco com maior risco na faixa litorânea e no leste e no litoral de Sergipe.

A chuva de longa duração aumenta o risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras, o que faz a Sedec recomendar à população que evite permanecer em zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas.

Maceió

No ano passado, a Prefeitura Municipal de Maceió, com o apoio financeiro do Ministério de Integração Nacional, investiu R$ 400 mil na reestruturação e impermeabilização da Grota do Rafael, no Jacintinho, uma das áreas destruídas pelas fortes chuvas que caíram durante o mês de junho de 2004.

Para impedir que as chuvas deixem mais desabrigados, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil conta com 12 Núcleos de Defesa Civil (Nudecs), criados no primeiro semestre do ano passado.

Cada Núcleo é presidido por um líder comunitário da região, responsável para informar quais os procedimentos de emergência que devem ser adotados pelos moradores em caso de acidentes.

As pessoas que integram cada um dos Nudecs foram treinadas e orientadas por técnicos do Ministério de Integração Nacional.

Com informações do Ministério da Integração e da Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos