Único invicto, Vasco vence primeiro duelo contra o Fluminense

As duas equipes entraram em campo nesta quinta à noite ostentando longa série de partidas sem derrotas. Enquanto o Vasco completou agora 12 jogos sem perder, o Fluminense estava invicto havia 14 partidas.

O primeiro tempo do jogo ainda deixou a impressão de que a equipe tricolor teria mais condições de quebrar a invencibilidade adversária. Mas, apesar de total domínio, o Fluminense criou pouco e não conseguiu marcar.

Na etapa final, o Vasco jogou melhor e conseguiu sair mais de seu campo de defesa, além de evitar qualquer tentativa do Flu de voltar a pressionar. Bem na partida, os vascaínos chegaram ao gol da vitória aos 33min, com Edílson aproveitando cruzamento de Ernane.

Fluminense e Vasco voltarão a se enfrentar na próxima quarta-feira, pela partida de volta. Qualquer empate classifica os vascaínos, enquanto os tricolores terão de vencer por dois gols de diferença para garantir a vaga na final automaticamente.

Inicialmente, o jogo está marcado novamente para o Maracanã. Mas o Vasco ainda promete lutar na Justiça para mandar a partida em São Januário. Caso consiga, o time de Eurico Miranda ainda pode ser beneficiado por ter marcado um gol supostamente fora de casa.

Domínio tricolor
O primeiro tempo teve domínio do Fluminense. Depois de boas chances em chute longo de Petkovic e cabeçada de Roger, livre na área, o time tricolor chegou a marcar. Thiago Silva, aos 13min, desviou para o gol, mas em posição irregular. A jogada foi anulada.

ESTRÉIA VASCAÍNA
O confronto contra o Fluminense foi o primeiro do Vasco na Copa do Brasil contra um time da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Anteriormente, a equipe vascaína não havia enfrentado nem adversários da segunda divisão nacional, eliminado Botafogo-PB, Iraty-PR, Criciúma e Volta Redonda.

Já o time tricolor, após passar por Operário-MT e Cene-MS, subiu um degrau nas oitavas-de-final enfrentando o Vila Nova-GO, da Série B, e outro ao pegar o Cruzeiro, da elite nacional, nas quartas.

Este, inclusive, havia sido o único duelo entre dois times da primeira divisão na atual edição da Copa do Brasil – Fluminense x Vasco é apenas o segundo. O Flamengo, que está na outra semifinal, não teve nenhum companheiro de elite como adversário.

Já Fortaleza, Botafogo, Santos, São Caetano, Atlético-PR e Santa Cruz, todos times da Série A, caíram diante de equipes que estão nas Série B ou C. Os tricolores cearense e pernambucano foram eliminados por equipes que já freqüentaram a elite por muitos anos, Atlético-MG e Vitória, respectivamente.
Com forte marcação em seu campo de defesa, o Fluminense matou qualquer tentativa de o Vasco contra-atacar. E continuou pressionando. Jean, aos 17min, recebeu de Roger na entrada da área e chutou forte. A bola desviou no travessão e saiu.

No entanto, apesar de continuar cercando o sistema defensivo do Vasco, o Flu teve dificuldades para continuar criando. Já o Vasco quase nada fez. Apenas aos 38min, em chute fraco de Roberto Lopes, a bola foi ao gol tricolor, defendida por Fernando Henrique.

Os jogadores das duas equipes, no intervalo, reconheceram o domínio tricolor. "Nossa equipe está com mais volume de jogo, mas precisamos fazer o gol", lamentou o atacante Tuta, do Fluminense. "Estamos encurralando o Vasco", completou o zagueiro Thiago.

Apesar da falta do gol, os tricolores tentaram controlar a impaciência para a etapa final. "A gente está atacando e tem que continuar assim", disse Petkovic. "Estamos chegando no gol do Vasco pelos lados de campo e temos de continuar assim que o gol irá sair", fechou Roger.

Os vascaínos, pelo outro lado, reconheceram a má atuação. "Estamos sem aproximação e quando você não aproxima o jogador fica sozinho e perde a bola", reclamou Edílson. "Temos de melhorar a marcação aos laterais, que estão confundindo a nossa defesa", explicou Ygor.

Buscando essa melhora na partida, o técnico Renato Gaúcho, do Vasco, voltou para a etapa final com uma alteração. O volante Roberto Lopes, que já tinha um cartão amarelo, foi substituído por Abedi, segundo o treinador, para "melhorar a saída de bola".

O Vasco melhorou como um todo e começou a etapa final no ataque. A equipe vascaína quase marcou aos 13min. Morais chutou forte de fora da área e acertou o travessão do gol de Fernando Henrique. Assustado, o Fluminense deixou de pressionar.

A equipe tricolor só conseguiu chegar ao ataque com perigo aos 23min. Lenny arrancou com a bola, invadiu a área, mas, após disputar a jogada com Diego, tocou desequilibrado na saída de Cássio. O chute saiu fraco e a zaga vascaína afastou.

Quando conseguia voltar a ter mais domínio da bola, o Fluminense sofreu o gol. Aos 32min, Morais começou a jogada pelo meio e rolou na direita para Ernane. O meia cruzou para Edílson, livre quase na marca do pênalti, bater de primeira e marcar.

O gol abateu completamente o Fluminense. O time tricolor, que já havia perdido Arouca lesionado, com a entrada de Romeu, também buscou o gol com Cláudio Pitbull. No entanto, com pouca organização, parou na forte marcação vascaína até o fim do jogo.

Fonte: Uol

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos