Semana Nacional dos Museus é aberta em Alagoas

Alagoas 24 HorasRepresentante do Iphan fala da importância de preservar o passado nos museus

Representante do Iphan fala da importância de preservar o passado nos museus

Começou hoje a 4ª Semana Nacional de Museus em todo o país. Até o próximo domingo, quase 500 instituições de todos os estados realizam atividades e expõem obras de artistas locais, como o Memorial Desembargador Hélio Cabral, do Ministério Público de Maceió.

No Ministério Público, a abertura das exposições foi feita pelo procurador-geral da Justiça, Coaracy Fonseca. “A importância dos museus é mostrar a história, com os acertos e erros. É preciso conhecer os erros para afastá-los e os acertos para assimilá-los”, explicou.

Participaram da solenidade o representante alagoano do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Mário Aloísio Melo, procuradores, estudantes e crianças integrantes de projetos sociais que fazem parte das exposições.

Durante a solenidade, o procurador-geral, Lean Araújo, também foi homenageado, já que o memorial foi criado durante sua gestão de procurador-geral de Justiça.

Exposições e palestras

A partir desta tarde, o público vai poder conferir, sempre das 14h às 18h, as exposições "Arte e Conhecimento" (bonecos em papietagem e papel machê), do Ateliê Achiles Escobar; Projeto "Camaleão", da Associação Alagoas Presente! (mosaicos de resíduos sólidos) e "Arte Transformando Vidas" (bonecas de retalhos), do Projeto Brejal. Já os detalhes do acervo do Memorial do Ministério Público alagoano vão ser apresentados durante "visitação pública guiada", prevista para a quarta-feira, das 13h às 18h.

Amanhã, das 14h30 às 16h, "Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente", com o promotor de Justiça Ubirajara Ramos, coordenador do Núcleo da Infância e Juventude, tendo como público-alvo 150 estudantes entre 7 e 17 anos.

Na quinta-feira, das 15h às 16h30, "O Meio Ambiente Cultural e o Tombamento como Recurso de Proteção" , com o promotor de Justiça Francisco Augusto Tenório de Albuquerque, para 120 profissionais entre arquitetos, museólogos, historiadores, professores, servidores públicos e estudantes das áreas afins.

Participação do Estado

Cinco instituições no Estado de Alagoas participam da Semana Nacional, que tem como tema Museus e o Público Jovem. O evento, que ocorre em todo o país, é promovido pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

“A importância dos museus está na manutenção do patrimônio nacional, para preservar a memória do povo e resgatar o passado”, enfatizou o representante do Iphan em Alagoas, Mário Aloísio.

O Memorial Pontes de Miranda, da Justiça do Trabalho, realizou a abertura do evento nesta tarde e traz a exposição “Espaço Aberto”. Amanhã e na quarta-feira, estudantes poderão assistir palestras e até o fim da semana haverá visitação.

O Museu da II Guerra Mundial, no Centro de Maceió, também participa da Semana Nacional dos Museus e ficará aberto para a visitação de 16 a 21 de maio, das 9h às 16h.

Em Palmeira dos Índios, outros dois museus participam do evento. O Museu Casa Grande de Graciliano Ramos, que fica aberto para visitação a partir das 7h, e o Museu Xucurus de Artes Usos e Costumes, que fica aberto das 8h às 17h.

Leia Também

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos