Alagoas tem aumento de bolsas integrais do ProUni

O Ministério da Educação (Mec) divulgou recentemente o relatório de bolsas ofertadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre de 2006, em que Alagoas aparece como Estado onde houve um aumento significativo de bolsas integrais ofertadas para alunos de baixa renda.

Segundo o relatório, em 2006, 307 alunos serão beneficiados com bolsas integrais e 14 bolsas parciais. Diferente do ano passado em que somente 198 alunos conseguiram abatimento integral nas mensalidades das faculdades, e 216 conseguiram bolsas parciais. Segundo o Mec, esse aumento representa o aumento da credibilidade dos Programas do Governo Federal, tanto por parte dos alunos, quanto das faculdades particulares.

Os dados dão conta de que São Paulo é o estado com o maior número de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) oferecidas para o segundo semestre deste ano. São 6.598 bolsas integrais e 2.286 parciais, num total de 8.884, cerca de 19% das bolsas oferecidas em todo o país (47.059). Minas Gerais será contemplada com 7.119 bolsas, das quais 4.824 integrais e 2.295 parciais. O número de bolsas oferecidas em cada estado pode ser acessado na página eletrônica do Prouni.

O ProUni possibilita o acesso de milhares de jovens de baixa renda à
educação superior. O programa concede bolsas integrais e parciais a
estudantes de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica
em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, oferece
isenção de tributos àquelas que aderirem.

No primeiro semestre deste ano, foram ofertadas 91.609 bolsas, das
Quais 63.536 integrais e 28.073 parciais. Para São Paulo, foram 27.891;
Paraná, 10.115, e Minas Gerais, 9.731. Os municípios com maior número de bolsas do programa foram São Paulo, com 10.967, e Curitiba, 6.249.
O ProUni também chegou a pequenas cidades, como Trindade, Goiás, com
Seis bolsas. Os municípios de Coxim (Mato Grosso do Sul), Morrinhos e São
Miguel do Araguaia (Goiás), São Félix do Coribe (Bahia), Paraopeba e Carlos Chagas (Minas), Pedra Preta (Mato Grosso), São Félix do Xingu (Pará), Manoel Ribas e Rosário do Ivaí (Paraná), Montenegro, Antônio Prado e Ibirubá (Rio Grande do Sul), Machadinho D’Oeste (Rondônia) e Campos Novos (Santa Catarina) receberam uma bolsa cada um.

Enem

Podem concorrer às vagas do ProUni estudantes que cursaram o ensino
médio em escolas públicas ou particulares, com bolsas integrais, além de
professores da rede pública sem curso de graduação. Todos devem ter
feito o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2005 e obtido nota mínima de 45 na prova escrita e na redação. É também requisito ter renda familiar per capitã de até um salário mínimo e meio (R$ 525,00), para concorrer à bolsa integral, ou de até três salários mínimos por pessoa da família (R$ 1.050,00), para a de 50%.

As inscrições referentes às vagas do segundo semestre estarão abertas até o dia 16 de junho. O candidato deve digitar o número da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o CPF. Na mesma página eletrônica estão os dados de oferta de bolsas relativos a este ano e ao ano passado.

Com informações do Mec

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos