Feriado de Corpus Christi movimenta fiéis

Luis VilarFiéis celebram Corpus Christi na Catedral de Maceió

Fiéis celebram Corpus Christi na Catedral de Maceió

O feriado de Corpus Christi – instituído na Idade Média pela Igreja Católica – mobilizou vários fieis na manhã de hoje. A Catedral de Maceió esteve lotada dos que quiseram fortalecer sua “vida em Jesus Cristo”, afinal na data de hoje é celebrada a transubstanciação, que é a crença católica na capacidade da hóstia e do vinho se tornarem sangue e corpo de Cristo, durante o ato da comunhão.

De acordo com as encíclicas do Vaticano, a origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XII. A Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado.

Esta necessidade se aliava ao desejo do homem medieval de "contemplar" as coisas. Surgiu nesta época o costume de elevar a hóstia depois da consagração. Disseminava-se uma controvertida piedade eucarística, chegando ao ponto das pessoas irem à igreja mais "verem" a hóstia do que para participarem efetivamente da eucaristia

A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Foi com este sentimento de fé, que os católicos aproveitaram o feriado – como coloca Marcelo Santos, 34 – “para renovar o compromisso com o Bem”. “É preciso que tenhamos um quartel general para renovar nossa fé. A comunhão fortalece esta noção e é por isto que estamos aqui. Todos os dias são santos, mas dias como este são especiais para quem possui Cristo em seu coração”, definiu.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos