Ufal abre inscrições para pesquisadores

A Coordenadoria de Pesquisa e Cooperação Internacional (CPCI), responsável pela Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), abre inscrições aos professores e pesquisadores da Ufal interessados em concorrer a renovações de bolsas e a bolsas de iniciação científica.

Contando com as decisões do Comitê Assessor de Pesquisa e Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP) e do Conselho Superior da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), o projeto deverá ser desenvolvido entre os meses de agosto deste ano e julho do próximo.

As inscrições, abertas desde 25 de maio, devem ser feitas até 26 de junho. O estudante que se interessar só poderá se candidatar a apenas um projeto e o professor/pesquisador só poderá solicitar até duas bolsas de acordo com a ordem de estudantes candidatados.

Requisitos

Para efetuar a inscrição tanto o orientador quanto o bolsista devem dispor de alguns requisitos básicos. O primeiro, com titulação mínima de doutor ou mestre, deve apresentar um plano de trabalho para cada estudante; proceder à indicação do bolsista para preencher quotas sob sua responsabilidade; apresentar seu currículo LATTES cadastrado e atualizado no CNPq. Projetos já aprovados pelo CNPq, FAPEAL ou outra agência de fomento à pesquisa, ficam dispensados da avaliação do mérito científico.

O bolsista, regularmente matriculado, deve, por sua vez, estar recebendo apenas uma modalidade de bolsa, sendo proibida a acumulação com outras bolsas ou qualquer vínculo empregatício. O estudante deve se dedicar integralmente às atividades acadêmicas.

Ao assumir o projeto, bolsista e orientador assumem também alguns compromissos indispensáveis ao prosseguimento dos trabalhos. Orientar os bolsistas nas distintas fases do trabalho; na elaboração de relatórios e material para apresentação em eventos de Iniciação Científica; participar do Encontro de Iniciação Científica da Ufal e estimular o bolsista a publicar os trabalhos em eventos científicos, são algumas das tarefas atribuídas ao orientador do projeto.

O bolsista é incubido da apresentação dos resultados finais da pesquisa em exposições orais ou painéis, além de um relatório final de pesquisa com redação científica. O bolsista tem total responsabilidade com a execução do seu plano de trabalho. A proposta deverá ser encaminhada somente através do site www.pibic.ufal.br, com o arquivo do projeto nos formatos RTF ou PDF.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos