Aprovados da Saúde no concurso dos Bombeiros ganham ação na Justiça

Alagoas24horas/ArquivoCoronel Jair Cordeiro convoca aprovados do concurso do Corpo de Bombeiros

Coronel Jair Cordeiro convoca aprovados do concurso do Corpo de Bombeiros

O comandante geral do Corpo de Bombeiros de Alagoas, coronel Jair Cordeiro, anunciou hoje que os aprovados no concurso dos Bombeiros, do nível superior – área da Saúde – conseguiram a ação impetrada na Justiça, que não anula os resultados das provas realizadas no dia 7 de maio.

“A Justiça mandou que nós continuássemos o concurso com eles e a gente já está submetendo os médicos para exames e, conseqüentemente, às investigações sociais com aqueles que entraram na Justiça. Tem gente achando que, uma vez a Justiça dando ganho de causa todos também teriam direito, mas não é bem assim. Só foi homologado o resultado dos que entraram na Justiça”, explicou o comandante.

“Decisão judicial a gente cumpre e depois toma a providência cabível, que foi a de informar à Procuradoria-Geral do Estado, que é o órgão com os nossos advogados”, finalizou.

Fraude

O concurso do Corpo de Bombeiros ofereceu 643 vagas e teve mais de 20 mil inscritos, que fizeram as provas no dia 7 de maio. Uma semana depois, quando foi realizado o concurso da Polícia Militar, uma denúncia anônima levou a Polícia Civil a desbaratar uma quadrilha que armou um esquema para fraudar o concurso público.

O esquema foi descoberto no escritório Maxim Contabilidade e Assessoria Jurídica LTDA, onde os policiais encontraram uma lista com 187 nomes de pessoas que supostamente seriam beneficiadas no concurso, que teve mais de 30 mil inscritos.

Depois que parte da lista foi divulgada pela imprensa, os candidatos ao concurso do Corpo de Bombeiros encontraram alguns aprovados, entre os nomes citados, além das notas dos 12 primeiros aprovados, que tiveram as mesmas pontuações. Esses indícioslevaram o comandante do órgão, coronel Jair Cordeiro, a reconhecer a fraude e o governador Luis Abílio anulou as provas.

Liminar

Um novo edital foi feito e as provas dos candidatos ao Corpo de Bombeiros foram realizadas no dia 18 de junho. No dia das provas, uma liminar da Justiça suspendeu as provas de 1200 candidatos para 21 vagas do nível superior do concurso.

A liminar foi provocada pelos próprios candidatos, com o objetivo de manter o resultado anterior, que foi anulado por conta de suspeitas de fraudes. No documento, os candidatos afirmam que as fraudes, encontradas pela Polícia Civil e Ministério Público, estavam relacionadas aos outros cargos e não alterariam o resultado das provas.

Convocação

Amanhã, estão convocados os classificados a vagas de Oficial Capelão, Soldados Combatentes e Soldados Músicos, que devem se apresentar às 8h, no auditório do Tribunal de Justiça Federal, na Serraria.

De acordo com o coronel Jair Cordeiro, há necessidade de convocar os aprovados no concurso para o trabalho e, por isso, eles serão informados sobre o ingresso nos quadros da Corporação.

Leia também

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos