Procon alerta sobre problemas com empréstimo

Uma cena que tem se tornado cada vez mais comum no Procon é a presença de pensionistas e aposentados do INSS procurando o órgão para reclamar de pagamentos de empréstimos que nunca chegam ao fim. Alguns casos se tornaram tão sérios, que motivaram a convocação de uma audiência entre a direção do Procon e a Gerência Regional do INSS.

Casos como o de um aposentado – que pegou um empréstimo no ano passado, antecipou os pagamentos, dando direito a redução de encargos, quitou suas dívidas em abril, mas continuou recebendo a fatura, porque a informação do banco era que o cidadão não tinha zerado sua dívida – e procurou o Procon a fim de resolver o problema, são cada vez mais comuns.

Segundo Wedna Miranda, o problema ocorre por falta de entendimento entre os bancos e o INSS. “Ocorre que consumidores chegam no Procon com os comprovantes de pagamento de empréstimos quitados, mas com o valor sendo descontado do salário. Tudo isso porque o sistema de informação não conseguiu processar a quitação da dívida”, explica a diretora.

Ela afirma que apenas quando o Procon passou a ser procurado pelos consumidores prejudicados, ficaram cientes do problema que pode ter lesado muita gente. “Quando procuramos a DataPrev, que trabalha com informações do INSS, um técnico afirmou que não poderiam mudar nada do sistema sem autorização da Gerência Regional do órgão. Por esta razão, estamos convocando uma audiência nos próximos dias para que o consumidor, que já caiu nesta história do empréstimo, possa ter informação de maneira rápida precisa sobre suas dívidas.

Para quem se encontra numa situação semelhante, a diretora orienta que procure um dos postos de atendimento rápido do Procon, o Já mais próximo de sua residência, portando todos os documentos pessoais, além dos comprovantes do financiamento para abrir uma reclamação. “A partir daí, poderemos convocar o banco ou mesmo o INSS para saber onde está o problema e quem irá ressarcir o prejuízo”, completa.

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