Alagoas sedia Encontro Internacional de Coros

Alagoas será sede, em setembro, de um dos mais conceituados encontros de corais do país, com participação de grupo de vários países da América Latina e da Europa.

O evento cultural será promovido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Cefet-AL) e está inserido na programação das comemorações dos 96 anos da instituição federal de ensino.

O Encontro Internacional de Coros em Alagoas ocorrerá de 20 a 23 de setembro, no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Exposições Culturais de Jaraguá e nas cidades de Arapiraca e Marechal Deodoro.

A ópera “A Flauta Mágica” será a atração de abertura do Encoral. Trata-se de uma obra musical de Mozart, escrita em 1731, que tem dois aspectos fascinantes: a história, quase infantil, que raramente chega às crianças e a música que há 200 anos fascina os adultos.

O evento é realizado pelo coralistas associados (Coretfal) que já dispõe de experiência na organização de eventos deste porte há 15 anos.

Do Encoral estarão participando 28 corais de vários estados e de países da América Latina e da Europa. O evento tornou-se uma referência entre os festivais de corais e, com este conceito, o número de corais inscritos tem surpreendido aos organizadores.”O Encoral é um dos melhores eventos envolvendo corais no país, o que desperta a atenção de grupos de todos os estados e alguns internacionais. Outro fato que atrai vários grupos de corais é a beleza do Estado de Alagoas”, disse a coordenadora do Coretfal e maestrina Fátima Menezes.

O coordenador do Ponto de Cultura, Paulo Vilela, ressaltou que a confiança e credibilidade do Coretfal, conquistadas durante os 31 anos de existência, deve-se à fundadora do grupo, maestrina Maria Augusta Monteiro, servidora aposentada do Cefet-AL.

Além das apresentações, o Encoral proporcionará aos coralistas oficinas e master class (cursos para alunos de música).

A ópera “A Flauta Mágica” será apresentada pelo Coretfal com acompanhamento da Sinfonia Jovem da Paraíba e terá como diretor-artístico o maestro Almir Medeiros e regência das maestrinas Fátima Menezes e Maria Augusta Monteiro.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos