Saddam Hussein é internado após 17 dias de greve de fome

O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein foi hospitalizado neste domingo após passar 17 dias em greve de fome, informou o chefe da equipe de advogados de defesa de Saddam.

Jaafar al Moussawi visitou o ex-ditador na prisão onde ele está detido ao lado de sete. ex-colaboradores e foi informado que o estado de saúde de Saddam está "instável" devido à greve de fome e que ele havia sido hospitalizado.

Saddam e três ex-colaboradores –supostamente Barzan Ibrahim, Taha Yassin Ramadan e Awad al Bandar– estão em greve de fome desde 7 de julho em protesto contra os procedimentos do Alto Tribunal Penal Iraquiano e à falta de segurança da equipe de defesa.

Três advogados que defendem Saddam e os outros sete réus foram assassinados desde o início do julgamento, em outubro de 2005. A mais recente morte aconteceu em 21 de junho, quando o advogado Khamis al Obeidi foi morto em Bagdá.

Em uma carta à corte, a equipe de defesa pede que autoridades americanas providenciem segurança aos advogados e às suas famílias. A carta também exige um recesso de 45 dias no processo para permitir que a defesa prepare seus argumentos finais.

O porta-voz da corte, Raid Juhi, afirmou que a defesa rejeitou a oferta de que os advogados de tenham o direito, assim como já é garantido aos juízes, de morar dentro da zona verde, região bastante protegida de Bagdá, onde a corte se localiza.

Saddam e sete de seus ex-colaboradores são acusados das mortes de 148 xiitas na cidade de Dujail, norte de Bagdá, após uma tentativa de assassinato contra Saddam, em 1982. Ele também deve ser julgado, a partir de 21 de agosto, pelo massacre a curdos durante a década de 80.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos