José Carlos Malta é novo desembargador do TJ

O governador Luis Abílio anunciou agora há pouco o nome de quem ocupará o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas. O ex-procurador de Justiça José Carlos Malta Marques foi o escolhido da lista tríplice eleita pelo pleno do Tribunal de Justiça (TJ) para assumir a vaga deixada por Humberto Eustáquio Martins, hoje ministro do Superior Tribunal de Justiça.

O anúncio foi feito por Luis Abílio logo após reunião com o presidente do TJ, desembargador Estácio Gama, a quem comunicou a decisão e os critérios de escolha.

A lista tríplice eleita pelo pleno do Tribunal de Justiça era composta pelos procuradores Walber Valente, José Carlos Malta Marques e Antiógenes Lyra. Eles foram os mais votados entre os seis nomes encaminhados pelo Ministério Público de Alagoas ao TJ.

Nove desembargadores participaram da votação na última terça-feira (25) e encaminharam a lista para que o chefe do Poder Executivo, responsável pela indicação e nomeação do escolhido entre os três finalistas escolhidos pelo presidente do Tribunal de Justiça.

De acordo com o secretário Executivo de Comunicação, Joaldo Cavalcante, o critério de escolha adotado pelo governador foi a experiência na carreira jurídica.

A nomeação oficial será publicada terça-feira (dia 1º) no Diário Oficial do Estado por meio decreto governamental.

No encontro, Abílio comunicou também ao o presidente do TJ que ele assumirá, interinamente, o governo na próxima semana, período em que uma comitiva do governo alagoano estará na Europa, tratando de negócios para o Estado. A viagem inclui contatos com empresários de Portugal e França.

Atuação destacada

Alagoano de Santana do Ipanema, Malta ingressou no Ministério Público em 1974. Em mais de 30 anos de atuação, Malta exerceu todos os cargos na estrutura do MP estadual, entre os quais o de Procurador Geral de Justiça de Alagoas no início da década de 90. Ano passado, por sua atuação destacada como Corregedor-Geral de Justiça do MP alagoano, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais do Ministério Público.

Em junho deste ano, como presidente do Conselho, que é integrado pelos Ministérios Públicos da União e dos Estados, Malta recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Ministério Público Militar, no Grau de Alta Distinção do Quadro Especial.

Atualizado às 18h20

Fonte: com Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos