Vitória dos alternativos

A partir de sábado, dia 5 de agosto, o Teatro Jofre Soares abrirá suas portas como um espaço de exibição da cinematografia regional e nacional, no Estado.

A proposta alternativa é uma promoção do Cineclube Antes Arte do que Tarde, em parceria com o Sesc/Alagoas e o Cineclube Ideário. As sessões funcionarão aos sábados, tendo início às 15h30. Na mostra de abertura serão exibidos dois documentários vencedores do DocTV, dirigidos pelo cineasta alagoano Werner Salles.

Fundado há quase três anos e formado por pouco mais de 20 associados, o cineclube nasceu da idéia de alguns universitários apaixonados por cinema.

Além da sede que funciona na reitoria da Ufal às sextas-feiras, por volta das 17 horas, os cinéfilos podiam contar até o ano passado, com a sala de exibições do Espaço Cultural que devido ao número reduzido de lugares teve suas sessões interrompidas. A nova sede, porém, comporta mais que o dobro de poltronas.

Para esta primeira fase estão previstas apenas exibições de curtas e documentários. Também faz parte do cronograma do cineclube abrir discussão depois de exibidos os filmes. Para a inauguração foram escolhidos os documentários: A História Brasileira da Infâmia e Imagem Peninsular de Lêdo Ivo, com duração de 52 minutos cada.

O primeiro documentário confronta opiniões de padres, historiadores e populares, e analisa documentos que tratam da cena antropofágica que deu origem à chamada “Guerra Justa”, quando a nau Nossa Senhora da Ajuda, que trazia o Bispo Dom Pero Fernandes Sardinha, naufragou em território alagoano. O segundo relata vida e obra do escritor alagoano Lêdo Ivo. Esses documentários são considerados pelo próprio Werner como suas duas principais produções em termos áudio-visual.

Nascido em Brasília e morando em Alagoas há 18 anos, Werner se diz orgulhoso pela escolha de seus filmes para a inauguração do novo espaço. Para ele o cineclube é uma janela de troca de informações sobre o cinema que alimenta o desejo de novas produções e faz surgir novos críticos na área.
A criação de mais uma sede cineclubista não só atende a curiosidade dos amantes do cinema, como sugere um novo ponto de encontro cultural na capital.

Fonte: Amanda Dantas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos