Alagoas será promovida em Portugal e produzirá filme “Caramuru”

Viana do Castelo (Portugal) – O governador Luis Abílio assinou, na tarde desta segunda-feira, na cidade de Viana do Castelo, localizada na região Norte de Portugal, um protocolo de cooperação pelo qual vai fomentar a divulgação do patrimônio histórico alagoano e viabilizar a produção do filme “Caramuru”, cujas tomadas cinematográficas também vão ocorrer no litoral do Estado, a partir do próximo mês de novembro. “Precisamos estimular o intercâmbio com outras regiões para gerar oportunidades de negócios e inserção social”, afirmou Abílio.

Recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o médico defensor Oliveira Moura – na organização político-administrativa de Portugal, o dirigente do legislativo possui prerrogativa semelhante à de um chefe do poder executivo –, Abílio comemorou a importância dispensada pelas autoridades portuguesas ao intercâmbio com Alagoas. No ato de assinatura do termo de cooperação, o defensor Moura disse que está sendo concretizada uma aspiração antiga.

“O nosso índio Caramuru naufragou há 500 anos na costa do Brasil. Ele ajudou, naquela época, no processo de miscigenação”, lembrou Moura. Viana do Castelo está completando 750 anos e o presidente do município considera o resgate da saga do índio português, que se mitificou na colonização brasileira, como uma saudável ação em defesa de valores históricos que devem ser preservados.

O governador alagoano, acompanhado dos secretários Joaldo Cavalcante e Arnóbio Cavalcanti, respectivamente da Comunicação e do Desenvolvimento Econômico, foi o convidado de honra de Viana do Castelo para assistir a um concerto multicultural, com jovens de dezessete países. Na reunião com as autoridades de Viana do Castelo, Abílio falou sobre as potencialidades turísticas de Alagoas, distribuindo ainda material informativo.

A Ilha dos Escravos

Em sua agenda de trabalho em Viana do Castelo, Luis Abílio também manteve uma reunião de trabalho com o cineasta Francisco Manso, diretor do longa-metragem “A Ilha dos Escravos”, que está em fase de finalização. Manso informou ao governador que o filme entrará em cartaz simultaneamente, no próximo mês de outubro, em quatro países. Brasil, Portugal, Espanha e Cabo Verde vão assistir à produção. “40% da ambiência cinematográfica foi captada em Alagoas”, disse o cineasta português, membro da Federação Européia de Áudiovisual.

O filme “A Ilha dos Escravos” foi rodado em Marechal Deodoro e áreas de municípios adjacentes. Além da participação de atores alagoanos, a produção gerou mais de sessenta ocupações temporárias. “O empreendimento terá a partir de agora um valor imensurável, porque haverá ampla divulgação nacional e internacional de nossas belezas naturais, proporcionando ainda o aquecimento do turismo cultural”, justificou Abílio. Em abril do próximo ano, “A Ilha dos Escravos” vai se transformar também num seriado de televisão e entrará na programação da RTP, uma das mais importantes redes de TV a cabo do mundo.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos