Governo inaugura Museu Histórico Palácio Marechal Floriano Peixoto

O governo o Estado, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, inaugura nesta sexta-feira, às 20h, o Museu Histórico de Alagoas Palácio Marechal Floriano Peixoto.

Intitulado “De Gabino a Malta: um palácio, uma cidade”, o acervo consta de mobiliários que remontam os 104 anos de história do Palácio, além de pratas, cristais com brasões antigos e atuais, porcelanas e pinturas de artistas alagoanos, a exemplo dos 21 quadros de Rosalvo Ribeiro, natural de Marechal Deodoro, bem como obras de Miguel Torres, Lourenço Peixoto e Teixeira Rocha.

“Nesta primeira fase do museu pretendemos valorizar o prédio enquanto monumento arquitetônico e histórico da paisagem urbana de Maceió já existente, dando ênfase às obras de Rosalvo Ribeiro”, destacou a museóloga e coordenadora do museu, Célia Paiva, lembrando que o palácio foi inaugurado em 16 de setembro de 1902, pelo então governador Euclides Malta. A partir de agora, o museu está aberto à visitação pública de segunda a sábado, das 9 às 17h.

De acordo com ela, o Palácio do Governo ganhou a conotação de museu em 18 de maio deste ano, mas a inauguração oficial ocorre nesta sexta-feira. “Com o mesmo mobiliário do palácio criamos ambientações que relembram o tempo em que era residência oficial dos governadores. A idéia da temática se deve ao fato de o governador Gabino Besouro ter lançado a primeira pedra em 16 de setembro de 1893 e a inauguração ter sido encabeçada pelo Euclides Malta. Queremos mostrar como Maceió era antes de o palácio existir e as transformações arquitetônicas e urbanísticas posteriores. Malta inseriu a construção de praças na capital e Gabino pensou em alguns prédios com feições do Brasil República”, comparou a especialista. De acordo com ela, o prédio tem arquitetura eclética, com predominância para o neoclássico.

“O prédio tem detalhes de colunas toscanas que remontam o classicismo, com interferência do barroco e rococó. Há partes que remontam o renascimento italiano interferindo no traçado do prédio em alguns detalhes da ornamentação”, explicou Célia.

Dentre as obras de Rosalvo Ribeiro que ornamentam os salões do museu está o quadro de 1895, um dos dois premiados em Paris e intitulado “Tambor do Regimento”. O artista estudou na Escola de Belas Artes de Paris. Segundo ela, quando o artista retornou a Alagoas, doou 21 obras para o governo alagoano.

A inauguração deve contar, além do público em geral, com a presença do secretariado do Estado e demais dirigentes de órgãos, imortais da Academia Alagoana de Letras, do Conselho de Cultura, do Instituto Histórico, universitários, intelectuais e profissionais afins. O evento contará com a animação de Ivanildo Rafael e orquestra e do maestro Almir Medeiros e À La Sax, abrindo o projeto Artes no Palácio.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos