Ibope: 52% dos eleitores não sabem apontar um candidato ao governo de Alagoas

Os números da pesquisa do Ibope sobre as intenções de votos do eleitorado alagoano para o governo de Alagoas, onde João Lyra (PTB) aparece com 46%, contra 27% de Teotonio Vilela Filho, também revelam que, “mais da metade (52%) dos eleitores ainda não sabem apontar um candidato espontaneamente, o que faz com que os principais candidatos tenham nesta pergunta índices bem abaixo dos obtidos na pergunta estimulada”, diz o Ibope.

Segundo o Ibope, “apenas os dois principais candidatos desta eleição, João Lyra e Teotonio Vilela Filho, obtêm menções significativas: 23% e 14%, respectivamente. Os demais candidatos praticamente não são citados”.

Estimulada

No caso da pesquisa estimulada, João Lyra e Teotonio polarizam as intenções. O primeiro tem 43%, contra 27% do tucano. A candidata Lenilda Lima (PT), aparece em terceiro com 2%.

Análise por segmentos

O Ibope também revela que João Lyra se destaca entre os eleitores mais jovens (aqueles com idade entre 16 e 24 anos), onde tem 50% das preferências. Já Teotonio também tem um voto distribuído homogeneamente nos diversos segmentos analisados. Seu destaque é uma concentração de voto entre os eleitores mais instruídos.

Neste aspecto a diferença entre os dois candidatos é de 22 pontos percentuais entre os eleitores com até a 4ª série do ensino Fundamental (44% João Lyra e 22% Teotonio Vilela), e de 6 pontos entre aqueles com nível médio ou superior (37% a 31% para João Lyra).

Votos válidos

Os votos obtidos por João Lyra representam 58% dos votos válidos (calculados com a exclusão dos brancos e nulos e dos indecisos), enquanto os votos válidos de Teotonio Vilela Filho somam 37%. Estes números definiriam a eleição a favor de João Lyra já no primeiro turno.

Predomina no atual momento uma expectativa claramente favorável a João Lyra, pois mais da metade, 56% dos eleitores, acham que ele vencerá as eleições.

Segundo turno
Num eventual segundo turno entre João Lyra e Teotonio Vilela Filho, os eleitores de Alagoas dariam vitória para o petebista, com 45% dos votos totais, contra 35% para o tucano.

Rejeição

A surpresa no item rejeição, de acordo com o Ibope, é que o nome mais citado, com 26%, é o da candidata do PT, Lenilda Lima. João Lyra é rejeitado por 23% e Teotonio Vilela Filho por 20%.

Nesta pesquisa o Ibope utilizou a medida de rejeição estimulada com múltiplas opções ("Destes candidatos, em quais o(a) sr(a) não votaria de jeito nenhum?"), dando aos entrevistados a opção de citar mais de um nome.

Sobre a pesquisa

Período de campo: A pesquisa foi realizada entre os dias 18 a 20 de agosto de 2006.
Tamanho da amostra: Foram entrevistados 812 eleitores em 37 municípios.
Margem de erro: É de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um grau de confiança de 95%.
Solicitante: Pesquisa contratada pela TV Gazeta de Alagoas S/A.
Registro: Pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob protocolo número 3362/2006.

Com informações do Ibope.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos