Sessão de curtas exibe vencedor do DocTV 2006

DivulgaçãoMirante/Mercado será um dos curtas exibidos neste sábado no Cineclube

Mirante/Mercado será um dos curtas exibidos neste sábado no Cineclube

Do colorido das festas maranhenses ao problema da falta de água no Semi-árido de Alagoas. A visão nordestina sobre seus festejos e suas carências será um dos temas abordados no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro. O Cineclube Antes Arte do que Tarde estará exibindo neste sábado, três documentários do cineasta Hermano Figueiredo – que em dezembro de 2003 ajudou a fundar a entidade, durante uma oficina de cinema no Festival Universitário de Cultura e Arte (Fuca) da Universidade Federal de Alagoas.

São Luís Caleidoscópio, filmado em 2000, com recursos próprios, foi o vencedor da categoria Melhor Montagem no V Festival de Cinema de Recife, em 2001. O documentário retrata a cultura popular da capital do Maranhão. Em Choveu, e Daí?, de 2002, Hermano mostra a necessidade da construção de cisternas nas regiões atingidas pela seca. Encerra a mostra, Mirante Mercado. O documentário, que tem o nome de uma extinta linha de ônibus que interliga a praia de Riacho Doce (litoral norte) ao Mercado da Produção (Centro), reproduz uma cidade viva, onde tudo é movimento, cores, sons e atitudes.

Um dos mais ativos realizadores de cinema em Alagoas, Hermano Figueiredo começou suas atividades em Recife, na década de 70, participando do movimento cineclubista – o qual viu enfraquecer no Governo Collor e renascer nos últimos anos. Este ano, o cineasta conquistou um dos prêmios do DocTv, realizado pela Tv Educativa, com o roteiro que discute a decisão de Domingos Fernandes Calabar, morador de Porto Calvo do século XVII que ficou do lado holandês na guerra entre Portugal e Holanda. O documentário está em fase de pré-produção.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos