Indústria começa a discutir agenda para o desenvolvimento sustentável

O setor empresarial alagoano já começou a discutir com os candidatos ao Governo e ao Senado, a "Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de Alagoas", elaborada pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), em parceria com as federações do Comércio, da Agricultura e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Maceió. Ontem, quem abriu as discussões com a classe produtiva foram os candidatos ao governo, Teotônio Vilela Filho (PSDB) e ao Senado, Ronaldo Lessa (PDT), que participaram de almoço realizado na Casa da Indústria Napoleão Barbosa.

Segundo o presidente da FIEA, José Carlos Lyra de Andrade, a sociedade organizada tem o dever de apontar soluções, encaminhar idéias, apresentar propostas e debater alternativas de desenvolvimento, além de cobrar ações das lideranças políticas em favor dos interesses coletivos. Lyra também disse que os empresários querem obter dos candidatos o compromisso com metas que “tirem Alagoas da dependência externa, do endividamento e do engessamento da sua economia”.

O documento elaborado pelos empresários contém propostas para melhor adequação das políticas fiscal e tributária, para uma política industrial moderna e contemporânea, meio ambiente, segurança pública, entre outros assuntos. “Queremos despertar a sociedade, principalmente o futuro governador de Alagoas, para a necessidade do crescimento econômico, via industrialização, como forma de melhorar os índices sociais, gerar empregos e distribuir renda e riqueza”, afirmou Lyra.

A iniciativa da classe empresarial foi elogiada pelo candidato Teotônio Vilela Filho, que prometeu, se eleito, estabelecer um governo “parceiro e empreendedor”. Segundo ele, a participação do empresariado é fundamental para elaborar e executar políticas de geração de empregos e renda e fortalecer a economia. O candidato do PSDB entregou ao presidente da FIEA uma cópia do seu plano de governo que, revelou, foi construído com a participação da sociedade organizada.

“Esforçamos-nos para construir um programa factível, que tenha condições de ser executado. Nele, elegemos três eixos principais: Educação, Turismo e Agronegócio. O Estado tem que avançar com ousadia”, disse. O ex-governador Ronaldo Lessa, que concorre a uma vaga ao Senado, também destacou a importante parceria da sociedade organizada para reverter os índices negativos do Estado.

Como exemplo, ele destacou os diversos programas sociais como os dedicados á redução do analfabetismo.

Diante de empresários de diversos segmentos, Lessa se comprometeu a defender matérias que reduzam a burocracia e facilitem a vida de quem é empreendedor, citando a conclusão da reforma tributária, além de lutar pela redução das desigualdades regionais. Outra reivindicação de Lessa, se eleito, será a inclusão de Alagoas no mapa da Rodovia Transnordestina. “Quero ser um interlocutor em defesa do nosso Estado”, declarou o ex-governador.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos