Quinteto Villa-Lobos faz concertos gratuitos em Alagoas

DivulgaçãoQuinteto fará três shows em Alagoas

Quinteto fará três shows em Alagoas

O som das flautas, clarinetes, fagotes e oboés irão chegar aos ouvidos dos alagoanos na próxima semana, com a vinda do Quinteto Villa-Lobos. O evento vai acontecer nos dias 16, 17 e 18, promovido pelo SESC, em parceria com a Funarte e Petrobras.

O Quinteto faz uma mescla entre o chorinho e a música de câmara, e traz em seu repertório nomes da música brasileira como Heitor Villa-lobos e Hermeto Pascoal e da música universal, como Mozart e Jacques Ibert.

Com o objetivo de promover uma difusão musical, especialmente da música clássica, possibilitando uma maior aproximação do público às produções de música erudita contemporânea, o grupo viaja pelo nordeste e se apresentará em três cidades de Alagoas para propagar o trabalho, sem cobrar entrada do público.

O Grupo

Completando 44 anos de existência, o Quinteto Villa-lobos nasceu da iniciativa de um grupo de jovens alunos da Escola de Música da Universidade do Brasil, que formaram um conjunto de instrumentos de sopros. Em 1962 iniciam sua vida artística com o nome “Quinteto de Sopros Villa-lobos”, em homenagem ao grande compositor brasileiro que falecera três anos antes.

Além de participar de inúmeros projetos de difusão da música clássica, tendo se apresentado em quase todos os estados brasileiros, o grupo, com o apoio da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, realizou apresentações didáticas em escolas do município durante 5 anos, sempre enfatizando o repertório brasileiro.

Em 1997 o grupo lançou um cd comemorativo aos seus 35 anos de carreira, que teve um repertório especialmente escrito para a ocasião. Em 2002, lançou o “Quinteto Villa-Lobos Convida”, resgatando o lado popular do grupo, com participações de Joyce, Guinga, Marco Pereira, entre outros.

Com o passar dos tempos a formação do grupo foi se alterando até resultar na composição atual que traz Antonio Carlos Carrasqueira na flauta, Luis Carlos Justi tocando oboé, Paulo Sergio Santos no clarinete, Philip Doyle com a trompa e Aloysio Fagerlande com fagote, todos professores universitários na área de música.

O Quinteto sempre é convidado a participar dos mais importantes Festivais de Música no Brasil, como o Festival de Inverno de Campos do Jordão em São Paulo; o Festival de Inverno de Londrina, Paraná; o Festival de Música de Câmara da Paraíba, entre outros.

Serviço

Concerto Didático com o Quinteto Villa-Lobos
Data: 16 de outubro
Local: SESC Ler Palmeira dos Índios
Horário: 20h
Entrada franca

Concerto didático com o Quinteto Villa-Lobos
Data: 17 de outubro
Local: SESC Ler Teotônio Vilela
Horário: 20h
Entrada franca

Concerto didático com o Quinteto Villa-Lobos
Data: 18 de outubro
Local: Teatro SESC Jofre Soares, SESC Centro
Horário: 20h
Entrada franca

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos