Marechal Deodoro sedia projeto Cine Jangada

O projeto Cine Jangada estará hoje, na cidade de Marechal Deodoro, distante 30 km de Maceió. Na ocasião, serão realizadas oficinas para artistas e professores locais, bem como, será apresentada uma mostra de filmes, às 20h, a beira da Lagoa Manguaba.

As ações acontecem acompanhadas de debates sobre os conteúdos exibidos e tem como tema a cultura popular nordestina.

O evento é promovido pela Ideário, uma ong atuante em Alagoas que visa levar as comunidades carentes atividades culturais. O projeto é vencedor do Prêmio BNB Cultural 2006, com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, tem o objetivo de propiciar lazer ao público através de produções audiovisuais, em especial do cinema documentário nordestino.

Os eventos de exibições audiovisuais se dão, de preferência, em comunidades de pescadores, utilizando como suporte as velas de jangadas. Este projeto tem apelo estilístico e democratizante, a exemplo de outros projetos executados pela ideário e por Hermano Figueiredo, curador do Projeto.

A escolha dos panos de embarcações acontece pelo fato das velas de jangadas representarem, além de uma superfície branca e lisa, ícones da cultura nordestina.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos