Evento revela potencial criativo de pessoas especiais

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Enfermeira Noraci Pedrosa promove amanhã (26), às 17h, o encontro integrativo CAPS-Sociedade "Saúde Mental: Ampliando Horizontes para a Inclusão Social".

O evento – que acontecerá na Casa de Festas Chez Marie, no Barro Duro, e contará com apresentações artísticas, exposições e leilões de obras de arte e de peças confeccionadas pelos usuários – tem como objetivo favorecer o processo de reinserção social através da integração com a sociedade, divulgando o potencial existente nos usuários e contribuindo para a sua sustentabilidade.

A iniciativa, que pretende mostrar as ações implementadas junto ao tratamento para possibilitar o incremento da receita familiar e propiciar momentos de integração e inclusão social, foi baseada na realidade dos usuários do CAPS que, em sua maioria possuem, atreladas ao transtorno mental, condições precárias de subsistência, o que os torna duplamente discriminados. O intuito, portanto, é mostrar que esses usuários também podem, com o incentivo adequado, tornarem-se produtivos.

ATUAÇÃO

O CAPS Noraci Pedrosa, localizado no Conjunto José da Silva Peixoto, no Jacintinho, foi o primeiro Centro de Atenção Psicossocial a ser implantado em Maceió, em 1997. Mantido pela Secretaria Municipal de Saúde, com recursos provenientes do SUS, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, em regime aberto, onde o usuário conta com refeições durante o dia e tem disponibilizado recursos terapêuticos como atendimento individual, em grupo (estas com oficinas direcionadas) e para a família, atividades comunitárias e assembléias.

Sua equipe de trabalho é multidisciplinar, contando com 2 médicos psiquiatras, 4 psicólogos, 2 terapeutas ocupacionais, 2 assistentes sociais, 2 enfermeiras, 4 auxiliares de enfermagem, 1 nutricionista, 1 farmacêutica, 1 técnica em nutrição, 2 educadores físicos e 1 acompanhante dos usuários.

Por ser um evento de responsabilidade social, a participação no encontro integrativo tem caráter de adesão, com os convites sendo vendidos a um valor simbólico de R$ 15. A renda obtida será revertida em novas ações de inclusão social de pessoas especiais.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos