Bancários protestam com nariz de palhaço

alagoas24horasSindicalista distribui nariz de palhaço a companheiros do BNB

Sindicalista distribui nariz de palhaço a companheiros do BNB

Segundo a categoria, o BNB, que prometeu durante a campanha salarial dos bancários cumprir a convenção assinada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), passou a condicionar o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) a uma autorização do Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest), ligado ao Ministério do Planejamento.

Pela Convenção Coletiva dos bancários, os funcionários do BNB têm direito a receber até o dia 1º de novembro 80% do salário mais R$ 828,00 fixos, que corresponde a primeira parcela da PLR. Mas o banco é o único até agora que não garante cumprir o compromisso. A Participação nos Lucros e Resultados já foi paga pelo Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, que também são estatais, e será creditada pelos bancos privados entre hoje e segunda-feira.

“O BNB quer fazer seus empregados de palhaços. Depois de prometer na mesa de negociação que cumpriria integralmente a Convenção Coletiva, vem dizer agora que não assegurou a mesma PLR da categoria e que depende de autorização do Dest”, afirma Jaime França, diretor do Sindicato dos Bancários e membro da Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste.

Ele cita que a própria empresa anunciou em dois comunicados internos (dias 9 e 10 deste mês) “ter recebido autorização para aderir à Convenção Nacional, seguindo o reajuste salarial de 3,5% proposto pela Fenaban e os valores para todos os benefícios correlatos”. Coincidentemente, naquele dia estavam marcadas assembléias para definir o futuro da greve, ocasião em que os funcionários do BNB votaram por cessar o movimento grevista, já que tudo indicava o acordo.

“A atitude de recuo do banco é inaceitável. É uma total falta de respeito com as entidades representativas, mas sobretudo com os trabalhadores, que fazem com que o banco tenha um desempenho recorde”, desabafa Tomaz de Aquino, coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários.

A utilização do nariz de palhaço por parte dos empregados hoje ocorre em Alagoas e diversos outros estados do Nordeste. Ela marca o lançamento da campanha em defesa da PLR, que terá outras atividades e desdobramentos. Os funcionários e suas entidades representativas fizeram visitas aos parlamentares esta semana no sentido de ganhar o apoio do Congresso.

Fonte: Com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos