Consumidor alagoano se endividou menos em outubro

De acordo com informações da base dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), onde são processadas as consultas efetuadas ao cadastro, o consumidor alagoano se endividou menos no mês de outubro. A comparação feita com setembro revela uma redução de 34,68% no número de registros inadimplentes, o que significa quase 5 mil novos CPFs na lista dos que ainda não conseguiram reabilitar seu crédito. Se comparado ao mesmo período de 2005, nota-se que o volume de inclusões caiu em 16,97%.

Segundo o coordenador do Instituto de Estudos e Pesquisas (IEP) da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Maceió, economista Silvio Costa, o comportamento das consultas ao SPC reflete a intenção dos consumidores de honrar seus débitos para iniciar as compras de fim de ano. “As pessoas freiam um pouco em setembro e outubro para voltar a comprar nos últimos dois meses do ano”, destaca.

Em outubro a reabilitação de crédito foi sutilmente menor do que no mês anterior, 2,27%, o que representa um total 4.520 pessoas excluídas do cadastro e que agora estão aptas a realizarem novas compras.

Ao todo o SPC recebeu 50.847 consultas no mês de outubro, 3,60% a menos do que no mês anterior e 1,05% menor quando comparado a igual período de 2005. No total, em Alagoas, o cadastro acumula 13.550 registros de inadimplentes.

No País o comportamento das consultas demonstra uma situação mais complicada, em que o consumidor brasileiro inadimplente sente dificuldades para quitar suas dívidas e retirar seu nome do SPC. A expectativa é de a reabilitação seja intensificada nos meses de novembro e dezembro, quando há mais dinheiro com os pagamentos do décimo terceiro salário e em razão das campanhas de renegociação de dívidas para recuperação de crédito.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos