Encontro discute língua falada e escrita

A cidade de Maceió sedia de 20 a 24 deste mês, no Maceió Mar Hotel, o V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, que reunirá pesquisadores nacionais e internacionais nessa área. Coordenado pela professora Denilda Moura, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Alagoas, o evento apresentará mais de 400 trabalhos de autores brasileiros e de países da América Latina e da Europa, como Inglaterra, França, Espanha e Portugal.

O encontro objetiva dar continuidade ao Fórum de Debates instituído pela universidade alagoana sobre as investigações em Língua Falada e Língua Escrita, a partir das várias perspectivas teóricas adotadas pelos pesquisadores. Pioneira na realização do evento temático, a UFAL promove o encontro de pesquisadores de várias correntes teóricas sobre pesquisas lingüísticas no país, contribuindo principalmente, para explicar as inovações e as mudanças existentes, em processo ou já estáveis, por que passa a nossa língua.

Os participantes para as várias atividades programadas – conferências, mesas-redondas, sessões de comunicações coordenadas e de pôsters, além de debates e de mini-cursos – são de instituições de ensino superior, do país e do exterior, e integram as categorias de pesquisadores convidados e de candidatos inscritos. Com isto, objetiva ainda, atender à atualização de alunos da graduação e da pós-graduação em Letras e Linguística e de áreas afins, assim como, de professores do Ensino Fundamental e Médio.

Informa a professora Denilda Moura, que em sua 5ª Edição, o ELFE constará das subáreas em Língua Falada e Língua Escrita, Variação Lingüística, a Linguagem da Mídia, Língua e Práticas Discursivas. O evento também oferecerá o workshop România Nova, da Associação de Lingüística e Filologia da América Latina –ALFAL, coordenado pelos professores Mary Kato, da Universidade de Campinas e Francisco Ordoñez –Suny Stone Brook. Entre os conferencistas estão Claire Blanche –Benveniste, da França; João Costa, de Portugal; Ian Roberts, da Inglaterra, Ataliba Teixeira de Castilho, da Unicamp/USP e João Wanderley Geraldi, da Unicamp.Mais informações através do telefone (82) 3214-1341 e pelo site www.chla.ufal.br/elfe.

Fonte: Ronaldo Lima

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos