Médicos discutem transplante de rosto no Brasil

Os dois especialistas que realizaram os primeiros transplantes de face do mundo participam do Congresso Brasileiro de Cirurgiões Plásticos que acontece em Pernambuco. De acordo com o Jornal Hoje, os profissionais vieram de todo o País para conhecer as novas técnicas, instrumentos e materiais cirúrgicos.

O Congresso produziu um encontro inédito. Conseguiu reunir os autores de uma façanha que tempos atrás seria considerada improvável até pelos filmes de ficção científica.

A proeza desses especialistas foi transformar em realidade o transplante de face. O francês Jean-Michel Dubernard há um ano deu uma nova face a paciente que teve o rosto desfigurado por mordidas de um cachorro. Em imagens reproduzidas durante o Congresso, Isabelle Dinoire mostra que recuperou os movimentos da face a mandou um recado. Diz que deseja a todos um Congresso de muita beleza e de sucesso.

Dubernard explica que a ciência não avança aos pulos e que é necessário dar um passo atrás do outro. Ele vê dois grandes caminhos que podem se encontrar no futuro: o controle da rejeição e a engenharia de tecidos.

Seis meses depois do transplante na França, um paciente na China recebeu um novo rosto. Ele teve a face desfigurada após o ataque de um urso numa caçada. O médico Guo Shuzhong, que chefiou o transplante, prevê que esse tipo de cirurgia vai se tornar popular no futuro.

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos