SINE/AL passa a emitir CTPS informatizada

O sistema de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) informatizada será implantado nos postos do SINE (Sistema Nacional de Emprego) de Maceió, a partir de 17 de novembro de 2006, quando serão entregues as primeiras CTPS informatizadas produzidas pelos postos. A solenidade será às 10 horas no SINE Jaraguá. O sistema informatizado já vem sendo utilizado pela Delegacia Regional do Trabalho em Alagoas (DRT/AL) desde maio deste ano.

A carteira informatizada traz melhorias para o controle dos vínculos trabalhistas no país, visto que, devido ao material e aos recursos técnicos empregados na nova CTPS, a possibilidade de fraudes torna-se remota. Esta carteira é confeccionada em material sintético e papel especial, além de ser revestida em plástico auto-adesivo e inviolável, que protege informações eventualmente falsificadas por fraudadores. Além destas melhorias materiais, a emissão das carteiras informatizadas permite um arquivamento eficaz das informações do trabalhador, onde um único banco de dados nacional mantém informações de todos os trabalhadores e evita alguns problemas que a antiga CTPS possuía, como a emissão de vários documentos para uma única pessoa.

A CTPS é um documento indispensável para que o trabalhador exerça suas relações de trabalho de uma forma digna e legal, pois garante que o empregado receberá direitos trabalhistas e previdenciários garantidos pelo Governo Federal, como aposentadoria, férias, décimo-terceiro salário, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Seguro Desemprego, auxílio maternidade, proteção contra acidentes de trabalho, entre outros benefícios.

Com a implantação do sistema informatizado de emissão de CTPS nos postos do SINE de Maceió (Mangabeiras, Farol e Jaraguá), este sistema passa a ser utilizado na produção de todas as carteiras dentro da cidade.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos