Maceió Light consegue derrubar decisão da Justiça e evento acontece

Terminou, agora há pouco, a indecisão sobre a realização do Maceió Light. Os organizadores do evento acabam de confirmar que a festa realmente vai acontecer.

A decisão dada ontem pela Justiça foi revogada e o Carnaval fora de época sai às 16h30. A concentração está prevista para as 15h, em frente ao Alagoinha Iate Clube. O percurso se estende pela orla de Maceió.

O evento havia sido cancelado por uma liminar do juiz Antônio Dórea, da 14ª Vara da Fazenda Pública. Na quinta-feira, o promotor do Meio Ambiente, Afrânio Roberto, impetrou uma ação civil pública, com a justificativa que o evento traria malefícios ao patrimônio público, além de poluição sonora e das praias.

No entanto, a decisão foi revogada – agora há pouco – pela desembargadora Elizabeth Carvalho Nascimento, vice-presidente do Tribunal de Justiça.

"É um evento que vem sendo organizado há um tempo. Os foliões se prepararam, o trio e a banda foram contratados e a festa também mobilizou o setor informal, como os comerciantes que gastaram para se abastecer e vender na orla. Vi que o prejuízo seria muito grande", explicou a desembargadora.

A desembargadora tomou a decisão através de um pedido da suspensão da liminar, que foi impetrado pelo procurador-geral de Justiça substituto, Luciano Chagas, juntamente com os promotores de Justiça Max Martins e Denise Guimarães, da Promotoria Coletiva Especializada na Defesa do Consumidor.

O argumento utilizado pelos promotores de Justiça também mostraram que todas as exigências submetidas ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com a Promotoria Coletiva Especializada na Defesa do Consumidor foram cumpridas pelos organizadores do Maceió Light, que também receberam a autorização da Prefeitura Municipal de Maceió para realizar a festa.

Outra justificativa é que, a não realização do Maceió Light traria danos irreparáveis aos consumidores de modo geral, principalmente considerando a estimativa de público, de aproximadamente 25 mil pessoas, entre foliões e pessoas que se beneficiaram com o evento indiretamente.

De acordo com Elizabeth Carvalho, ofícios já foram encaminhados ao Comando de Policiamento da Capital e às secretarias municipais.

"Minha preocupação agora é com a integridade física dos participantes. Por isso, o oficial de Justiça já levou a decisão a todos os que podem participar para garantir a realização do evento com segurança", finalizou.

Com a decisão da desembargadora, o bloco Nana Banana – que traz a banda Chiclete com Banana – ganhará a avenida na tarde de hoje. O evento é uma versão do Maceió Fest, normalmente realizado no final de novembro, com desfile de trios e bandas de axé.

A festa começa na tarde de hoje e deve terminar às 21h, podendo se estender por mais uma hora.

Atualizado às 15h20

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos