Neta de Cartola participa de Encontro Afro em Alagoas

O Encontro Afro Alagoano de Educação: A Educação na Roda do Samba acontece na próxima sexta-feira, 15, Palácio República dos Palmares, das 08 às 17 horas,onde contará com a participação de Nilcemar Nogueira, neta do compositor e compositor Cartola e D.Zica da Mangueira, celébres personagens na consolidação do gênero musical – o samba.

O Encontro tem como objetivo criar um palco de engajamento identitário do currículo escolar com a Lei nº10.639/03 e um legítimo representante da identidade étnica do povo brasileiro:o samba, nascido entre os últimos anos do século XIX e o ínicio do século XX, em um pedaço do Rio de Janeiro conhecido como Pequena África – região que abrangia Praça Onze, Estácio, Saúde, Santo Cristo, Gamboa e Pedra do Sal (Morro da Conceição).

Nela vivia uma grande população negra formada por ex-escravos das fazendas do Vale do Paraíba e veteranos da Guerra do Paraguai. O samba é um gênero musical que traduz a mistura das músicas afro-brasileira (lundu, choro e maxixe) com a européia (valsa e polca). É o retrato musical do Brasil miscigênico: África versus Europa.

O Encontro visa também, articular ações integradoras de ensino-aprendizagem como estratégias pedagógicas para a implementação da Lei nº 10.639/03 e a criação de espaços permanentes de visibilização para as manifestações da cultura negra e seus bens imateriais.Ao utilizar estratégias pedagógicas de promoção e inserção da Lei nº10.639/03, através de mecanismos atraentes e estimulantes,o Núcleo Temático Identidade Negra na Escola consolida o conhecimento como uma forma de romper as fronteiras do preconceito.

Cria estrutura para que as escolas alagoanas promovam uma escolarização capaz de romper com a consolidação de estereótipos tais como negros e negras fazem parte de um grupo social inferior e sendo o samba originário da etnia é vista como música das cozinhas, das favela, dos “pretos”.

Um dos diferenciais do Encontro Afro Alagoano é que mesmo sendo uma ação do Núcleo Temático Identidade Negra da Secretaria de Educação é totalmente estruturado nas bases da iniciativa privada. Participaram desta construção: Hotel Paraíso das Águas, Editoras Paulina, Bitway Informática, Restaurante Akuaba, O Boticário,Boutique da Fantasia, Restaurante Telhados e FUNCRED.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos