Número de faltosos no vestibular preocupa Copeve

O número de faltosos nas provas do Processo Seletivo Seriado (PSS) de 2006 da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) preocupou a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve). Este ano foi registrado apenas no PSS Geral mais de 2.500 candidatos faltosos, grande maioria são oriundos de escolas da rede pública.

O número de faltas fez com que a Copeve venha a reavaliar uma forma de cobrar assiduidade e consciência de quem se inscreve no vestibular da Ufal. De acordo com o coordenador da Copeve, José Carlos, o número de faltosos no PSS Geral – onde o candidato faz as três provas do PSS 1, 2 e 3 num só processo – daria para encher oito salas de aula.

“A grande maioria dos faltosos são oriundos da rede pública de ensino. Esses candidatos não pagam a taxa de inscrição e não se comprometem com a assiduidade. Estamos estudando a partir de agora uma forma de punir os candidatos faltosos”, explicou José Carlos.

Este ano, 6.675 candidatos ficaram isentos da taxa de inscrição que custou R$ 90. O benefício é garantido através de um convênio com o Governo do Estado e a Ufal, onde o estado custeia um terço do valor e a universidade arca com o restante.

O coordenador divulgou os números exatos de faltosos:
PSS 1 – 1.639
PSS 2 – 396
PSS 3 – 273
PSS Geral – 2.806

“O total de inscritos no PSS Geral foi de 17.298, representando 16,22% de faltosos apenas neste processo. É um número grande visto que temos custos grandes com a elaboração e execução do vestibular. Os gastos com o vestibular deste ano estão avaliados em R$ 1.600.000”, completou o coordenador.

Na avaliação do coordenador da Copeve, a primeira fase do vestibular foi um sucesso. A nova forma de organização quanto à distribuição de candidatos nas escolas – onde foram distribuídos em escolas próximas das residências – foi muito bem aceita por todos.

“Proporcionamos mais comodidade aos candidatos, que não precisavam se deslocar para lugares distantes para fazer a prova. Com isso diminuímos o número de atraso dos candidatos e evitamos o grande congestionamento do trânsito nas principais avenidas”, disse.

O resultado da primeira fase do vestibular vai ser divulgado no próximo dia 29 e a realização das provas da segunda fase acontecem nos dias 7, 8 e 9 de janeiro. O resultado final do vestibular Ufal será divulgado no dia 9 de fevereiro.

Vestibular Arapiraca

O coordenador da Copeve, Luiz Carlos, informou ainda que está quase tudo pronto para vestibular da Ufal da unidade de Arapiraca. O edital estará sendo publicado na próxima semana e as provas acontecem em fevereiro.

“Provavelmente estaremos nos próximos dias abrindo as inscrições pela internet. E no dia 10 de janeiro começam as inscrições presenciais”, completou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos