Iprev e TCE implantam sistema digital para aposentadorias

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev) e o Tribunal de Contas de Alagoas (TCE AL) deram início a uma parceria inédita no Estado, com a criação e implantação do Sistema Integrado Modular (SIM ARP). O SIM é um moderno sistema web que irá institucionalizar o Processo Eletrônico Digital entre o TCE e o Iprev, quanto ao registro das concessões de aposentadorias e pensões.

Uma das missões estabelecidas pelo prefeito Rui Palmeira ao Iprev foi a modernização dos processos e serviços realizados pelo Instituto. A parceria com o TCE estreita as relações institucionais, amplia o nível de transparência dado aos processos e marca o início das ações vinculadas à modernização estabelecida para 2015.

“O Sistema é um ganho para o servidor público, que terá diversas melhorias, como uma maior eficiência no processo de homologação das aposentadorias e pensões e comodidade no acompanhamento do trâmite processual, que poderá ser realizado por meio da internet” explica a presidente do Iprev, Fabiana Toledo.

Segundo ela, além disso, o Instituto estará adotando a prática da responsabilidade socioambiental, ao utilizar processos e fluxos virtuais em substituição aos que exigem o uso de papel. “O Sistema traz ainda um aumento da segurança no trâmite e armazenamento das informações dos segurados”, diz Toledo.

Segundo Fabiana, o Sistema deverá entrar em fase de produção já no mês de março, inicialmente, com os processos de aposentadorias. Nesta sexta-feira (20), membros do Iprev e do TCE se reuniram para finalizar a relação dos documentos que devem ser enviados ao Tribunal.

“Para homologar as aposentadorias e pensões, o Iprev encaminha o processo físico que concedeu o benefício ao servidor, ou seja, encaminha muito mais informações do que as exigidas pelo Tribunal para proceder com o registro do benefício. Com o novo sistema, iremos enviar apenas as informações que o Tribunal necessita para análise, o que dará mais celeridade ao processo”, disse a presidente.

Para Kerchenn Elteque, diretor de Tecnologia e Informação do TCE, o sistema irá trazer muitos ganhos ao processo de aposentadoria e será um marco no trabalho entre o Tribunal e as prefeituras. “Maceió será o primeiro município a implantar o Sistema, que deve iniciar efetivamente após testes, em abril. A partir de agora não haverá erros, falta de documentos e o processo irá ser mais rápido e fácil para o próprio Tribunal, que precisa analisar item por item”, destacou.

O diretor geral do TCE, Daniel Raymundo de Mendonça, ressaltou a importância da modernização do sistema para o novo momento do Tribunal. “A informatização das informações é fundamental para avançarmos na celeridade dos processos, com mais segurança”, disse.

Fonte: Ascom

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