Garça Torta recebe workshop de filmes

Abrace a Garçaalemas2

Duas jovens alemãs, Mireya Palmeira e Janaína Santana, vão coordenar neste mês de março um workshop de filmes, realizado pelas organizações não governamentais GoBrazil e Casa da Arte em parceria, no bairro de Garça Torta, em Maceió-AL, Brasil, com apoio do movimento Abrace a Garça.

Com o tema “Eu e minha cidade”, o projeto compreenderá duas turmas de 05 alunos de 12 a 17 anos. A primeira turma vai participar do curso de 18 a 21/03; a segunda, de 25 a 28/03, sempre das 15 às 17 horas. Cada aluno vai produzir um filme, com temática feliz ou triste, sobre a própria vida no bairro. Ao final, todos os filmes serão exibidos em praça pública.
O movimento Abrace a Garça foi convidado para um dia de aula em cada turma do workshop para auxiliar na comunicação com os alunos sobre a vivência na região. Seus integrantes vão levar a experiência das suas oficinas com o tema “A Garça Torta que queremos”, que têm objetivo de discutir com a comunidade os problemas do bairro e suas soluções, a fim de fomentar um projeto de desenvolvimento sustentável baseado na experiência do lugar.
Para o Abrace a Garça, vai ser uma boa oportunidade para os garotos e as garotas mostrarem o bairro, suas peculiaridades ambientais, paisagísticas e culturais, incluindo a própria comunidade tradicional e seu modo de vida humilde e pacato. Um rico patrimônio que contrasta com a expansão imobiliária traduzida na construção de espigões de até 20 andares.
O workshop terá tradução de Svetlana Pashchenko, russa que mora na Garça Torta há um ano, e da suíça Laura Gannat-Valdes, também já adaptada ao país. Junto à Mireya e Janaína, elas estão na GoBrazil, ONG que fornece curso de português para estrangeiros no Brasil, apresenta-lhes a autêntica cultura brasileira e dá a oportunidade de participar de projetos em parceria com outras organizações como forma de intercâmbio cultural.Fruto dessas parcerias é o curso de inglês para crianças e o novo workshop, ambos na Casa da Arte.
Mireya Palmeira estuda Comunicação Visual na “Universität der Künste” (Universidade de Artes) de Berlim; o tema central de seu estudo no semestre atual é filme. Além disso, é criadora autônoma de mídia visual para diversas organizações culturais de Berlim. Ainda jovem participou de vários workshops sobre filme em Berlim onde produziu seus primeiros curta-metragens. Já viajou 3 vezes para a América Latina.
Janaína Santana adquiriu experiências concretas no trabalho diário com alunos durante seus anos de serviço voluntário na “Grundschule am Koppenplatz” (Escola Primária), em Berlim. Além de trabalhar no setor escolar com classes de 2ª a 4ª série do ensino fundamental, participou de diversos seminários, entre eles sobre o tema “Pedagogia de Mídia”.
Mais informações: +55 82 9620-4308 (GoBrazil) / +55 82 9672-8660 (Abrace a Garça)
Fonte: Movimento Abrace a Garça

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos