Imprensa Oficial lança Apuê, de Sérgio Prado Moura

Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança o livro de contos Apuê, fruto do Programa de Incentivo à Cultura Literária (PICL) 2014, a obra de estreia do escritor alagoano terá lançamento no dia 26 de março, às 19h, na praça de eventos do Parque Shopping Maceió

DivulgaçãoApuê

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança, no dia 26 de março (quinta-feira), a partir das 19h, na feira de livros do Parque Shopping Maceió (na Praça de eventos), o livro Apuê, de Sérgio Prado Moura. Selecionado através do edital do Programa de Incentivo à Cultura Literária (PICL) de 2014, a obra foi uma das 11 contempladas pelo edital, cujo objetivo é fomentar a literatura no Estado. Na noite de lançamento, o autor estará presente para sessão de autógrafos. O evento é aberto ao público.

Apuê reúne seis contos que se ligam por um tema: a impermanência, o estado natural de desaparecimento de todas as coisas. “Sempre gostei muito de ler e ambicionava escrever, mas me faltava tempo e foco. Depois de completar 40 anos, comecei a refletir sobre as coisas que eram importantes de verdade, o que me realizaria. Entrei em crise. A literatura e deu a válvula de escape para essa angústia existencial. Comecei a escrever por sobrevivência, para ter algo a que me agarrar. Hoje não consigo mais imaginar minha vida sem a escrita”, revela o autor. O livro marca a estreia de Sérgio na literatura. Ele nasceu em Maceió e é bancário.

Os contos de Apuê podem ser lidos de forma independente, mas possuem uma linha comum que os une. Embora a obra seja ambientada em um lugar que pode ser identificado como o Brasil (zona rural, praias, serras), isso não a faz, segundo o autor, ser considerada regionalista, pois trata de temas universais como a morte e a vida, a coragem e o medo, a dor e a alegria, o amor e o ódio, a descrença e a fé. Dos seis contos, três já receberam premiação em concursos nacionais.

Para Cristina Macêdo, mestre em Estudos Literários e autora da orelha do livro, “Apuê se constrói de retalhos bem engendrados que dialogam com a tradição das histórias orais e com a contemporaneidade. O eixo por onde eles caminham é o sentido da vida e o mistério insondável por onde existimos”.

Além de Apuê, o PICL também contemplou no edital de 2014 outras 10 obras: Agrafia (Isaac Bugarim), Sonetos impuros (Fernando Fiúza), Tartamudeios (Marcus Vinicius), Monocromático (Gabriela Hollanda), Japson Almeida – fragmentos de um olhar (organizado pela família do fotógrafo Japson Almeida), Horrores (Luciano José), Não conte comigo (Débora de Omena), Pelos poros e pequenos apelos (Magno Almeida), Simbiose poética (Lucas Cavalcanti Maia) e Quem tabelar com Toni ganha um fusca (Mateus Magalhães).

SERVIÇO

Lançamento de Apuê, de Sérgio Prado Moura

Data: 26 de março, às 19h

Local: Praça de eventos do Parque Shopping Maceió, Cruz das Almas

Aberto ao público

Onde encontrar: no evento de lançamento e, após, nos pontos de venda da

Imprensa Oficial Graciliano Ramos (ver no site www.imprensaoficial.al)

Preço do livro: R$ 30

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos