Vale do Reginaldo: Mais de 50 famílias serão retiradas na primeira etapa da obra

Alagoas24horasSecretários de Infraestrutura do Estado e Município discutem projeto do Vale do Reginaldo

Secretários de Infraestrutura do Estado e Município discutem projeto do Vale do Reginaldo

Estado e prefeitura anunciaram, na tarde desta segunda-feira (08), a retomada das obras de urbanização do Vale do Reginaldo, que iniciou em 2009 e segue a passos lentos. As informações foram passadas pelos secretários de Infraestrutura do Estado e Município, após reunião para definir a continuação das obras a parir de agora.

De acordo com a secretária de Estado de Infraestrutura, Aparecida Machado, a ideia é, a partir de agora, que os dois poderes trabalhem o Vale do Reginaldo, cada um dentro do que lhe cabe, como se fosse uma obra só.

“Para mim, a obra do Vale do Reginaldo começou em janeiro de 2015. Dividimos a obra em etapas e estudamos uma forma de separar o que cabe ao Estado e prefeitura de forma que um não interfira na obra do outro. A partir de agora vamos trabalhar como e fosse uma obra só. O que faltava era trabalhar a obra em uma sequência lógica. Acredito que não houve antes um planejamento em conjunto. São dez intervenções de diversos tipos diferentes e uma obra depende da outra. Demarcamos os primeiros um quilômetro e meio e estamos resolvendo os entraves”, explicou a secretária Aparecida Machado.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Roberto Fernandes, houve um problema com a planilha de custos e os órgãos estão esperando a aprovação para iniciar as obras. “Tivemos que fazer a readequação da planilha e enviamos para a Caixa Econômica aprovar. Essa aprovação deve sair em, no máximo, vintes dias”, explicou.

Vale do Reginaldo

Ao todo, o Vale do Reginaldo tem 6,5 km de extensão. Ao município, cabem as obras de drenagem, esgotamento sanitário, terraplanagem, linha d’água, viadutos, entre outras obras estruturantes. Já o Estado, fica com a parte de construção de unidades habitacionais, contenção de encostas, desapropriações, aluguel social, melhoria das unidades habitacionais que não vão ser retiradas e o projeto social, que é de conversar com as pessoas sobre a importância da obra para que elas deixem a obra seguir.

Programação das obras

Na primeira etapa das obras em conjunto, será feito a contenção das encostas de toda a área demarcada. Somente em seguida serão realizadas desapropriações. Paralelamente, seguem as obras estruturantes feitas pelo município.

“Em noventa dias deve sair a licitação para que a gente contrate a empresa que fará a contenção das encostas. Somente depois disso é que vamos precisar fazer as desapropriações. Nesta primeira etapa, 52 famílias serão retiradas das casas e irão para o aluguel social. Dar um prazo para a obra completa do Vale do Reginaldo é uma coisa impossível de prever. Mesmo que eu diga, o prazo pode não ser cumprido porque são muitos entraves. Só para as habitações, o prazo é de 24 meses após o início das obras. Mas estamos fazendo tudo o que deve ser feito para que não haja maiores dificuldades. As treze áreas onde serão construídas as habitações já foram registradas em cartório”, disse Aparecida Machado.

A obra tem um custo total de R$ 120 milhões, sendo metade para cada ente. Neste recurso não estão incluídos os recursos das habitações, que são do Minha Casa Minha Vida.

Alagoas24horasProjeto de Urbanização do Vale do Reginaldo

Projeto de Urbanização do Vale do Reginaldo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos