Jaraguá Vivo: bairro histórico vai ganhar roteiro cultural

Casario histórico do bairro inclui armazéns do século 19. Foto: Wesley Menegari
Casario histórico do bairro inclui armazéns do século 19. Foto: Wesley Menegari

Concentrando prédios históricos, igrejas, museus, casa de show e novos bares como a casa de jazz Rex Bar, que voltou à cena em 2015, o bairro histórico do Jaraguá vai virar cenário para um roteiro cultural que será oferecido todas as quartas-feiras por diferentes receptivos turísticos da cidade. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), que aposta na programação em parceria com o trade e empreendedores culturais para promover uma nova revitalização do bairro. No início dos anos 2000, a área já abrigou uma intensa vida noturna com diversas opções de bares e restaurantes.

Batizado de “Jaraguá Vivo”, o projeto prevê a realização de um tour guiado a pé de 19h às 21h com visitas a museus, igrejas e casario centenário na Rua Sá de Albuquerque, que será fechada para carros nos dias de roteiro. O encerramento vai contar com apresentações de jazz no Rex, além da participação do “Carro de Chef”, uma associação de food trucks que terão permissão para colocar suas mesas e cadeiras na rua, oferecendo diferentes opções gastronômicas.

Segundo o secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão, a ideia é propiciar a experiência de um mergulho na história da cidade conduzida por guias capacitados em espaços culturais como a Associação Comercial, o Museu da Imagem e Som (MISA), o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, entre outros atrativos que serão visitados durante o tour. “Pela primeira vez está sendo criando um produto turístico com uma identidade forte de resgate histórico nessa área que conecta arquitetura, cultura, gastronomia e uma interessante cena noturna”, ressalta Jair.

Para garantir essa imersão cultural, a Secretaria vai promover uma capacitação dos guias que será realizada pelo historiador e escritor Benedito Ramos. Segundo ele, a formação será focada em um conteúdo variado de  história da arte. “A proposta é que os guias possam entender os conceitos e as influências dos diferentes estilos arquitetônicos das civilizações, desde a Grécia até o Brasil para que possam apresentar toda riqueza do Jaraguá com propriedade”, explica o escritor. “É um bairro que por si só é capaz de contar toda a história da capital, que nasceu ali no entorno do porto”, complementa o estudioso.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos