Blog

Tudo que Há 24 Horas

Colunista Social e Multimidia Alagoana Diretora Nordeste Abramecom(Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Presidente Nacional de Comunicação e Relacionamentos da Federação Brasileira de Colunistas Sociais,(Febracos) O primeiro site em que escrevi foi NAGANDAIA.COM, um site voltado para jovens baladeiros que se jogavam nas gandaia (baladas, shows...) Depois vieram vários, entre eles: maceioeventos, alagoasvip... www.tudoqueha.com.br maceio4ograus.com.br - Maceió revista100fronteiras.com.br - em Nova Iguaçu glorinhacohen.com.br - em São Paulo Jornal Tribuna do Sertão-Alagoas Jornal Primeira Edição-Alagoas Revista Áppice Revista Gold Revista Class Magazine Presto assessoria para várias empresas e restaurantes e alguns artistas; Aninha Monteiro instagram:aninhatudoquehaoficial Meu Email: anamonteiro@maceio40graus.com.br

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Curso de Capacitação Por Ana Paula Calixto

Dimensão da atuação do psicólogo no serviço específico

“DAS RESPONSABILIDADES DO PSICÓLOGO

Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos:
b) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;
c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;” – CEPP

O psicólogo que atua na clínica ou que realiza trabalhos a ele encaminhados, pode desenvolver práticas próprias à área da Psicologia Jurídica. Pois, entende-se como psicólogos jurídicos não só aqueles que exercem sua prática profissional nos tribunais, mas também os que trabalham com questões diretamente relacionadas ao sistema de Justiça, a qual pode requerer Laudos, Pareceres, Declarações e Atestados do profissional da Psicologia que esteja lotado, por exemplo, em uma Unidade de Saúde.
Nesse sentido, ao se abordar o encontro da Psicologia com o Direito, torna-sefundamental questionar inicialmente qual o propósito desse encontro. Verani (1994, p.14), como operador do Direito, expõe suas inquietações ao indagar: Quais os princípios que devem orientar tal encontro? Como ele vem ocorrendo? Quais seriam os limites dessa atuação?
Alertou Freud que, no atendimento para fins jurídicos, a pessoa podeter dificuldade para verbalizar espontaneamente seus pensamentos sem censurá-los. A censura nesses casos pode ser extrema, em razão das questões que estão sendo julgadas. São situações nas quais o cliente tem consciência de que seu relato poderá influenciar o desfecho de questões pelas quais luta judicialmente. Se, no decorrer de um atendimento terapêutico, procura-se entender, junto com o paciente, os motivos de tais censuras, no atendimento para fins jurídicos, a censura que se apresenta é algo de que o cliente tem consciência e que, por algum motivo, não deseja expressar, muitas vezes por medo de possíveis prejuízos ao processo jurídico.
Portanto, como preconiza o próprio Código de Ética do Profissional Psicólogo em seu Art. 2º – Ao psicólogo é vedado:
K)Ser perito, avaliador ou parecerista em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais, atuais ou anteriores, possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado ou a fidelidade aos resultados da avaliação;

A atuação do psicólogo, em qualquer área de trabalho, necessita estarcomprometida com estudos atuais da Psicologia e com as recomendações éticas da categoria, para que se possa decidir como e quais demandas serão respondidas. E embasado nisso foi criado um curso de capacitação que engloba não só a Avaliação Psicológica, mas todos os cernes teóricos e práticos para subsidiar o exercício do Psicólogo seja enquanto Perito, ou Assistente Técnico, ou em sua prática clínica permitindo que possa lançar mão de conhecimentos e procedimentos específicos de sua área para elaboração e emissão de quaisquer documentos oficiais de sua seara que se façam necessários.
Em Maceió, esse curso de “CAPACITAÇÃO EM ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS DO PSICÓLOGO – HABILITAÇÃO PARA EXERCÍCIO DE PERITOS OU ASSISTENTES TÉCNICOS PSICÓLOGOS”está sendo ministrado por duas profissionais gabaritadas da área da psicologia:
• ANA PAULA CALIXTO -> PSICÓLOGA CLÍNICA E ESPECIALISTA EM PSICOLOGIA JURÍDICA; CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, PSICOTERABIA BREVE PSICODINÂMICA, PERÍCIA FORENSE dentre outras; CO-ORIENTADORA DE TCC’s; 10 ANOS DE ATUAÇÃO PRÁTICA NA CLÍNICA AMBULATORIAL E EM PSICOLOGIA JURÍDICA (SISTEMA PENITENCIÁRIO, CENTRO DE APOIO À VÍTIMAS DE CRIME, TÉCNICA PSICÓLOGA NA SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS/SMCDH-AL, CENTRO DE REFERÊNCIA EM CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS DE ALAGOAS, PPCAAM/AL – PROGRAMA DE PROTEÇÃO À CRIANÇAS E ADOLESCENTES AMEAÇADOS DE MORTE/AL).
• RAFAELLA CASADO -> PSICÓLOGA CLÍNICA ESPECIALISTA EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL. COM PRÁTICA NA CLÍNICA (PSICOTERAPEUTA); PSICOLOGIA ESCOLAR; PSICOLOGIA JURÍDICA (CENTRO DE APOIO ÀS VITIMAS DE CRIME/AL).
E trata de abranger o tema da Elaboração de Documentos Oficiais do Profissional Psicólogo com profundidade e em seus mais variados níveis de utilização. Explanando de forma técnica e acessível a estudantes e profissionais os cernes da Psicologia Jurídica, relacionando-a com a sua afinidade com o âmbito Judiciário, desde o campo Policial ao Processual.Atrelando a tais informações o saber da Psicopatologia, com ênfase em tipificações específicas, até a exposição de variados Testes Psicológicos abrangendo suas finalidades e o ensino de suas aplicações. As técnicas didáticas variam de acordo com o conteúdo programático da aulas: slides, dinâmicas grupais, roll plays, visitas institucionais, textos e referências bibliográficas.
Com CARGA HORÁRIA DE 80H/A mais 40H de estágio prático, a quantidade de horas do curso poderá chegar as 120H. Poderá porque o estágio nesse curso de capacitação não é obrigatório, mas optativo. Uma nova turma iniciará as aulas aos sábados, quinzenalmente (manhã e tarde) no próximo dia 19 de outubro de 2013. E informações sobre inscrição, conteúdo programático, valores das mensalidades para estudantes e profissionais de psicologia, dentre outros esclarecimentos, poderão ser obtidos pelos contatos com as coordenadoras professoras do curso, pelos respectivos números: Ana Paula Calixto (82) 8812-9996 Oi, 9106-2222 Claro, 9606-3766 Tim; Rafaella Casado (82) 8855-9267 Oi, 9107-3938 Claro, 9993-5808 Tim.

As aulas serão ministradas na Escola Jean Piaget, no Bairro de Cruz das Almas em frente à FITS, em Maceió/AL.
Ana Paula Calixto
Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Breve Psicodinâmica, Ludoterapeuta
e Especialista em Psicologia Jurídica
Contatos: (82)8812-9996 Oi/9106-2222 Claro/9606-3766 Tim
Fanpages: www.facebook.com/PSICCLIN e www.facebook.com/calixtocasadocursosal
E-mail: anapaulacalixtoal@hotmail.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos