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Crônicas e Agudas por Walmar Brêda

Walmar Coelho Breda Junior é formado em odontologia pela Ufal, mas também é um observador atento do cotidiano. Em 2015 lançou o livro "Crônicas e Agudas" onde pôde registrar suas impressões sobre o mundo sob um olhar bem-humorado, sagaz e original. No blog do mesmo nome é possível conferir sua verve de escritor e sua visão interessante sobre o cotidiano.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Suco de uva

Tomando esse suco de uva delicioso, comecei a fazer uma singela reflexão, mesmo sem o mesmo possuir uma gota de álcool.

Como os valores aqui serão chutados, certamente não correspondem à realidade. Mas, procurei usar o bom senso, então acredito que não estarão tão distantes dos mesmos.
A garrafa de 1 litro me custou R$ 11,00, então é razoável pensar que o comerciante comprou-a no mínimo pela metade, ou seja, R$ 5,50. Ao analisar a bela garrafa, percebemos que a mesma é feita de um vidro espesso e de qualidade, tanto que se a reutiliza, nem que seja para colocar uma singela flor,  além de ostentar dois belos adesivos vinilicos e uma tampa personalizada. Não sou especialista, mas chuto por alto o custo desse belo conjunto de pelo menos R$ 1,80 —considerando aí o grande volume adquirido regularmente pela indústria.
Porém, um litro do produto principal, ou seja, o suco de uva, duvido muito que chegue a R$ 0,90. Estando razoavelmente certos esses números, podemos concluir, ainda que sejam apenas suposições, que a embalagem é muito mais cara que o conteúdo. Aliás, como quase todo líquido vendido em supermercados — com as honrosas exceções etílicas que obedecem uma lógica própria de mercado.
Então a empresa  “O Q” seria na verdade uma vendedora de garrafas de vidro reutilizáveis e não de sucos de fruta? Ou ainda: isso quer dizer que a garrafa tem mais valor que o suco de uva?
 A resposta é um sonoro “não”, e essa é a grande diferença entre preço e valor, para aqueles que ainda são incapazes de distinguí-los.
Resumindo: embora a garrafa seja mais cara que o suco, essas só são compradas no volume que são e pelo  preço que são vendidas, devido ao delicioso líquido  que ela carrega em seu ventre —portanto, valor e preço são coisas distintas e é sempre bom compreender as suas  diferenças.
Isso serve para sucos de uva ou de pêssego, bem como para todas relações comerciais,  inclusive serviços e até relações pessoais —sim, essas então nem se fala. Tanto que,  se eu fosse adentrar-me nessa seara discorrendo sobre as relações humanas sob a ótica  das Leis de Mercado (preço-custo-valor agregado-oferta-procura) , teria que produzir milhões de bites e toneladas de polêmicas e certamente não chegaria a lugar algum.
Então prefiro continuar aqui, tomando meu suquinho de uva e em seguida colocar uma singela  fulô em sua bela garrafa.

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