Blog

Tio Sam Esportes Clube

O seu passaporte esportivo para as principais ligas norte-americanas (NFL, NHL, NBA e MLB). O blog traz resumos, análises, além de notícias locais e regionais sobre futebol americano, basquete, hóquei e beisebol. Criado pelo jornalista Milton Rodrigues, repórter do Alagoas 24 Horas. Acompanhe no Facebook

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

‘Um Homem Entre Gigantes’ revela o lado corrupto da NFL no cinema

ConcussionFilmes sobre esportes normalmente adotam um clichê bastante conhecido em Hollywood. Eles centram suas histórias na tríade: superação, sonho e glória e assim se tornam por vezes repetitivos e fracos. Concussion (“Um Homem Entre Gigantes”), por outro lado, aponta para outra direção e justamente por isso vale a pena assistir. O filme estreia em Maceió nesta quinta-feira (03) em todas as salas de cinema da cidade.

Nos Estados Unidos, pouca gente desafia a NFL. Assim como a FIFA, o órgão máximo do futebol americano também possui histórias de corrupção e lavagem de dinheiro. Neste caso tratado pelo filme é a saúde dos atletas que está em jogo. A liga corrompe diversos profissionais para atestar normalidade nos impactos decorrentes do contato físico proporcionado pelo esporte e que trazem consequências drásticas no futuro dos jogadores (veja no filme quais são).

A descoberta do médico Bennet Omalu é recente, mas fez com que o futebol americano alterasse algumas regras, como por exemplo, o contato físico de cabeça com cabeça (ou capacete com capacete). Ainda assim os riscos continuam sendo reais e não podem ser negados. A luta de Omalu para ser reconhecido virou alvo de uma série de matérias investigativas divulgadas pela imprensa (http://www.pbs.org/wgbh/frontline/film/league-of-denial/) e que trazem mais detalhes quanto ao estudo sobre os danos cerebrais.

Neste filme dirigido pelo diretor Peter Landersman, Will Smith não faz um papel excelente, mas consegue transmitir a frieza e ingenuidade do médico que enfrenta tudo e todos para revelar ao mundo a sua descoberta científica e o consequente compromisso com a verdade.

Todo fã de esportes deve assistir. Recomendo!

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=bObrtmvrdFM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos