Rosberg bate Hamilton e fica com a pole em Austin; Massa em 4º

Alemão viu o seu companheiro de equipe liderar todos os treinos livres, mas deu o troco na hora certa e garantiu a primeira colocação no grid. Massa largará em quarto.

f1teamRosberg ficou com a pole

Rosberg ficou com a pole

Após os três treinos livres no Circuito das Américas, tudo se encaminhava para mais uma pole position do inglês Lewis Hamilton. Só que esqueceram de combinar isso com Nico Rosberg. O alemão superou o seu companheiro de equipe na hora certa e garantiu a primeira colocação no grid de largada para o GP dos Estados Unidos.

Nico alcançou o topo da tabela de tempos após uma volta perfeita, na sua última tentativa, cravando 1min36s067. Pouco depois passou o seu companheiro de equipe, que não conseguiu melhorar a marca e terminou a classificação com o tempo de 1min36s443. Com o resultado, a briga amanhã deve ficar ainda mais acirrada, já que Rosberg fará de tudo para vencer e diminuir a vantagem que Lewis tem no campeonato.

O treino de hoje também foi bom para os carros da Williams. A escuderia de Grove se posicionou na segunda fila. Valtteri Bottas acabou sendo o mais rápido, concluindo a classificação em terceiro. O brasileiro Felipe Massa apareceu logo atrás e partirá na quarta colocação amanhã. Daniel Ricciardo fechou o top 5.

O treino
A classificação deste sábado foi bastante diferente do que estamos acostumados a ver. Com apenas 18 carros na pista, vimos uma disputa muito mais intensa por posições desde a primeira parte do treino.

Q1
Sem os carros da Caterham e da Marussia, a primeira parte do treino classificatório acabou sendo bastante acirrada. Por conta da ausência de alguns pilotos do grid, os eliminados na primeira parte iriam até a décima quinta colocação. Com isso, equipes que passavam com mais tranquilidade para o Q2 tiveram que pisar fundo para não acabar eliminadas.

Dentre os pilotos que ficaram fora do restante da classificação estava o alemão Sebastian Vettel. Mas não foi nenhuma surpresa. O tetracampeão mundial largará dos boxes por conta de uma punição e passou todo o fim de semana preparando o carro visando a prova. Ele entrou no Q1 apenas para fazer um último ajuste.

Os outros eliminados logo na primeira parte do treino foram Romain Grosjean – com o décimo oitavo tempo -, Esteban Gutiérrez – décimo sexto – e Jean-Éric Vergne – décimo quinto.

Q2
Na segunda parte do treino de classificação não tivemos nenhuma grande surpresa. Os pilotos que mais se destacaram durante os treinos livres conseguiram se classificar com tranquilidade para a briga pela pole.

Entretanto, se há algum piloto que poderia estar sonhando com o top 10 e acabou de fora foi Nico Hulkenberg. O alemão só conseguiu marcar o décimo terceiro tempo, uma posição à frente de Daniil Kvyat, da Toro Rosso.

Os outros eliminados foram Sergio Pérez (12º), também da Force India, e Pastor Maldonado, da Lotus, que largará em décimo primeiro.

Q3
A fase final do treino classificatório para o GP dos Estados Unidos comprovou a superioridade da Mercedes na pista. No entanto, todos esperavam por uma pole de Hamilton, mas na verdade quem ficou com a primeira colocação foi Nico Rosberg. O alemão, que precisa da vitória para diminuir a vantagem do britânico na liderança do campeonato, conseguiu a sua melhor volta na última tentativa, não sendo mais superado pelo seu companheiro e rival.

Quem largará na segunda fila serão os carros da Williams, que também se mostraram superiores em relação aos bólidos da Red Bull e Ferrari. Amanhã, Bottas parte em terceiro e Massa em quarto. Logo atrás dele largará Daniel Ricciardo, que ainda tem chances matemáticas de ser campeão, mas na prática é muito difícil que isso aconteça.

Na quinta posição do grid estará Fernando Alonso, da Ferrari, seguido por Jenson Button e Kevin Magnussen, ambos da McLaren. Kimi Raikkonen e o surpreendente Adrian Sutil completam o top 10 do grid de largada amanhã.

Fonte: f1team

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos