Maceió integra festival cultural em PE

Com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do prefeito do Recife, João Paulo, e de Taciana Portela, representante do Ministério da Cultura, está sendo realizado nesta sexta (12) e sábado, na capital pernambucana, o 1º Seminário Nacional da Cultura dos Bois, congregando as diversas versões e variantes dos grupos organizados de Bumbas-meu-boi de todos os estados brasileiros.

No seminário, serão estabelecidas estratégias de valorização dessa manifestação da cultura popular tradicional, definindo-se políticas públicas de cultura nas três esferas governamentais, levando-se em conta aspectos geo-histórico, sociológico e econômico, em termos de turismo cultural, geração de renda e inserção social.

Numa iniciativa da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Maceió será representada pelo boi Bumbá-de-Alagoas, da Ponta da Terra, acompanhado de componentes de outros grupos de diversos bairros. Kleber Oliveira da Silva, responsável pelo Boi Barrão, e José Carlos Santos Silva, presidente da Liga dos Bumbas-meu-boi de Alagoas, farão parte de uma das mesas de debate, contribuindo com suas experiências em termos de organização interna e sustentabilidade.

O evento, promovido pela Federação Cultural dos Bois e Similares do Estado de Pernambuco, será encerrado com a presença do ministro da Cultura, Jucá Ferreira, que falará sobre o tema "A Gestão de Cultura para os Grupos de Bois no Brasil".

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos